MEC abre inscrições para Bolsa Permanência
O Ministério da Educação (MEC) abre inscrições em fluxo contínuo para a Bolsa Permanência, que é voltado a atender estudantes indígenas e quilombolas. O programa oferta o valor mensal de R$ 1.400 para viabilizar melhores condições de estudo para este público.
Para isso, é preciso ter a matrícula regular em cursos de graduação de instituições federais de ensino superior e fazer o cadastro no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), com os seguintes documentos:
- Termo de Compromisso do Bolsista (disponibilizado no SISPBP)
- Auto declaração e Declaração de sua comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas (indígena | quilombola)
- Declaração de residência em comunidade (indígena | quilombola); OU da Fundação Nacional do Índio (Funai) ou da Fundação Cultural Palmares
A análise da inscrição é realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), em conjunto com os Núcleos de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuapes). Após a validação, a concessão depende da liberação de vaga pelo MEC. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Nuape do seu campus ou com a PROAE, pelo e-mail assae@utfpr.edu.br
Saiba mais no site do MEC.