Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Tamo Junto
/
Participe da 1ª etapa de Dupla Diplomação com Insa Lyon

Participe da 1ª etapa de Dupla Diplomação com Insa Lyon

Publicado 5/16/2022, 2:39:45 PM, última modificação 10/31/2022, 10:11:46 AM
Obtenha dois diplomas, um da UTFPR e outro da instituição francesa

Oportunidade oferta 12 vagas para estudantes de engenharia (Foto: Freepik editada por Decom)

É estudante das engenharias participantes do programa de Dupla Diplomação? Então, é a sua chance de conseguir dois diplomas: um da UTFPR e outro da instituição francesa Insa Lyon.

Estão disponíveis 12 vagas para matriculados, com 18 anos ou mais, em um dos cursos da tabela 1 do edital, cursando entre o 1º e o 3º período. Também é preciso:
- ter, pelo menos, 7 de média nas provas de nivelamento em matemática do programa;
- comprovar conhecimento do idioma francês ‘A2’, no mínimo;
- estar em boas condições de saúde;
- e não ter reprovação em qualquer graduação atual ou anterior.

Antes de se candidatar, vale conferir os custos com transporte, alojamento e seguros, expedição de visto e documentos, entre outros, pois não está prevista a concessão de bolsas.

Tudo certo? Então, inscreva-se já para a primeira etapa de seleção até 25 de maio, por meio do formulário on-line, junto com: a ficha assinada pela coordenação do curso e Departamento de Relações Interinstitucionais (Derint); o histórico da graduação ou do ensino médio, referente a 2021.2; a declaração de matrícula; resultado original do teste de proficiência; e cópia do passaporte com validade mínima de 03/2024.

A classificação acontece de acordo com a nota em matemática no dia 26 de maio, com a possibilidade de contestação com recurso para dd-fr@utfpr.edu.br até a data seguinte. O resultado é divulgado no dia 30 deste mês.

Sobre as etapas do processo
Após concluir as disciplinas exigidas na UTFPR, os cursos de nivelamento e de formação interna ou externa no idioma, os selecionados entram no Insa Lyon para frequentar dois semestres na modalidade internacional Amerinsa, como intercambistas. Depois, voltam para nossa Universidade para cursar os semestres 3, 4 e 5.

As disciplinas optativas de formação profissional e disciplinas da área de ciências sociais, humanas e cidadania serão validadas pelos créditos cursados durante sua formação no instituto francês.

Os selecionados que tiverem um desempenho satisfatório em ambas as instituições voltam a cursar quatro semestres de especialidade no Insa Lyon e para fazer um estágio industrial. No último semestre, é preciso fazer um projeto final em uma empresa, que equivalem ao estágio curricular obrigatório e ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cursos participantes
As vagas estão abertas para as Engenharias: de Bioprocessos e Biotecnologia; Civil; de Controle e Automação; Elétrica; Eletrônica; de Produção; Mecânica; de Computação; e de Materiais. Só é preciso conferir no edital se o seu curso está na relação dos campi participantes: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa.

Para saber mais, acesse o edital.