Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR comemora 32 anos em Cornélio Procópio com conquistas nacionais e internacionais

UTFPR comemora 32 anos em Cornélio Procópio com conquistas nacionais e internacionais

Publicado 4/16/2025, 3:50:25 PM, última modificação 4/17/2025, 10:11:40 AM
Campus celebra data com obras de expansão e destaques em eventos e premiações

Nesta quinta-feira (17), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está completando 32 anos de atuação no município de Cornélio Procópio . O Campus, que nasceu como uma Unidade de Ensino Descentralizada (Uned), ofertando somente cursos técnicos nas áreas de Eletrotécnica e Mecânica, conta, atualmente, com oito graduações, além de nove programas de pós-graduação. Em sede própria, ocupa uma área de 65,1 mil m², e já comemora a ampliação da estrutura, com a construção do Bloco T, a retomada das obras do Parque Tecnológico e a implementação da escada de emergência no Bloco GHI.

Outro destaque são os projetos do Campus que receberam reconhecimentos nacionais e internacionais na área de Inteligência Artificial (IA). Um exemplo é a aplicação da IA para detectar a doença ferrugem asiática na soja, iniciativa que recebeu o valor de R$ 200 mil no Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), durante o Paraná Faz Ciência. Outro foi o InteliGente, que democratiza o uso da IA na educação, selecionado no Prêmio Luz na Educação 2025.

Outro marco, desta vez no exterior, foi com a equipe de alunos da UTFPR que representou o Brasil e a América Latina na CanSat Competition. O torneio, organizado pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa) e pela American Astronautical Society (AAS), desafia estudantes a projetar, construir e lançar um satélite em miniatura.

“Temos muito orgulho das conquistas do nosso Campus e, principalmente, das contribuições que ele proporciona à comunidade”, afirma o diretor-geral Marcio Jacometti.

O Campus também organizou eventos importantes, sediando a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2024 (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No SNCT, os pesquisadores e visitantes puderam debater sobre os biomas do país, incluindo a diversidade, os conhecimentos e as tecnologias sociais envolvidas. Além disso, recebeu a quinta edição do Hackbee, com apoio do Sebrae, da Axion e Forlogic, contando com a participação de mais de 45 estudantes da UTFPR para desenvolver soluções tecnológicas para pequenos e médios negócios do comércio. A equipe de Cheerleading Furiosos é outro destaque do Campus, tendo conquistado a maior pontuação nos jogos universitários 'Engenharíadas Paranaense'.

"Celebramos hoje os 32 anos com orgulho pelas conquistas dos nossos servidores e estudantes, em projetos inovadores e em eventos de impacto em diferentes áreas”, completa o reitor Everton Lozano.

Reportar erro