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UTFPR dá início à elaboração do PDI 2023-2027

UTFPR dá início à elaboração do PDI 2023-2027

Publicado 5/5/2022, 4:27:47 PM, última modificação 10/31/2022, 9:20:54 AM
Documento é o planejamento estratégico da Universidade para os próximos cinco anos

PDI 2023-2027 é o quinto elaborado pela UTFPR (Foto: Decom)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná está iniciando o processo de elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027. Entre os dias 16 de maio e 01 de junho, serão realizadas audiências nos campi. Nos encontros, será explicado o processo e recebidas sugestões para o formulário que ficará disponível em junho e que receberá as contribuições da comunidade universitária a respeito do PDI.

Além disso, também serão recebidas, até 05 de julho, contribuições de oito subcomissões temáticas (Graduação e Educação Profissional, Pesquisa e Pós-Graduação, Planejamento e Administração, Relações Empresariais e Comunitárias, Avaliação Institucional, Comunicação, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas) e de 13 subcomissões dos campi. Todas as sugestões enviadas serão consolidadas por um grupo de trabalho responsável por elaborar uma primeira versão do PDI.

Em seguida, esta primeira versão do documento será encaminhada para uma comissão central, formada pelo reitor, vice-reitor, pró-reitores, diretores de área e diretores-gerais dos campi. Esta comissão será responsável por encaminhar uma proposta de PDI 2023-2027 para ser discutida pelos membros do Conselho Universitário (Couni). Após aprovação no conselho, a UTFPR terá a versão final do seu PDI referente aos próximos cinco anos.

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento obrigatório a todas as instituições de ensino superior, central no processo de avaliação. É o planejamento estratégico, que funciona como norte para a implementação de ações e políticas e que define os rumos da Universidade para, no caso da UTFPR, os próximos cinco anos.

De acordo com a Instrução Normativa nº 24/2020, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o planejamento estratégico é um “processo sistêmico de estabelecimento da estratégia para, a partir de uma condição presente e do entendimento do que é a organização e qual o seu papel, e considerando a análise do contexto, alcançar uma situação futura desejada, buscando sempre maior efetividade dos resultados e eficiência da gestão dos recursos”.

O documento traz uma série de itens, como perfil institucional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI), organização didático-pedagógica, organização administrativa e finanças e orçamento, além de macro-objetivos para os próximos anos, divididos em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. Os eixos são os mesmos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O PDI 2023-2027 será o quinto da UTFPR. O primeiro foi referente ao período de 2004 a 2008, tendo sido refeito em 2006, após a transformação em Universidade Tecnológica. Antes de 2004, época do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), um documento semelhante já era elaborado pela instituição, com as denominações Plano Geral de Ações (PGA) e, em seguida, Planejamento Estratégico.

Já o último PDI, ainda em vigência, é referente ao período de 2018 a 2022 e está disponível no Portal da UTFPR.

Saiba mais sobre o PDI 2023-2027 na notícia PDI definirá os rumos da UTFPR para os próximos cinco anos.

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