Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR e Copel inauguram estações de pesquisa em energia solar

UTFPR e Copel inauguram estações de pesquisa em energia solar

Publicado 3/20/2020, 4:05:13 PM, última modificação 10/31/2022, 9:56:33 AM

Mais cinco unidades regionais da rede estações de pesquisa energia solar estão sendo inauguradas na UTFPR ao longo deste mês de maço nos Câmpus Campo Mourão , Cornélio Procópio , Medianeira , Pato Branco e Ponta Grossa . As estações têm como objetivo levantar informações sobre energia solar e o potencial fotovoltaico no Paraná.

Estação de pesquisa no Câmpus Pato Branco (Foto: Ascom-PB)

Coordenado pelo Laboratório de Energia Solar da UTFPR (Labens), o projeto consiste na instalação de uma rede de estações solarimétricas e módulos de avaliação em seis câmpus: Campo Mourão , Cornélio Procópio , Curitiba , Medianeira , Pato Branco e Ponta Grossa . A pesquisa é um dos projetos contemplados pela chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), intitulada Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”.

 “Temos uma preocupação constante em propor soluções para os desafios da sociedade e a questão energética é ainda mais sensível porque precisamos torná-la cada vez mais sustentável. E isso só será possível com a realização de pesquisas qualificadas como as que este projeto se propõe a fazer”, comenta o reitor Luiz Alberto Pilatti.

A pesquisa conta com investimento total de R$ 6 milhões. O acervo de dados serve de insumo a novos empreendimentos solares e a novas pesquisas, aperfeiçoando com precisão inédita as estimativas da radiação já mapeadas no Paraná. Os módulos de avaliação instalados no Câmpus Curitiba foram entregues oficialmente no último mês de dezembro e os de Ponta Grossa serão inaugurados logo após a volta das atividades acadêmicas.

Reportar erro