UTFPR e Instituto Politécnico de Bragança celebram 10 anos de parceria
O programa de Dupla Diplomação da UTFPR com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, completou 10 anos. A comemoração da década de colaboração foi realizada no IPB, junto ao 41º aniversário da instituição portuguesa em janeiro.
O vice-reitor do IPB, Luís Pais, apresentou os resultados da parceria durante o evento. Até o momento, o programa de mobilidade internacional envolveu a participação de mais de 800 estudantes e 700 docentes, atuantes em 18 áreas científicas e tecnológicas.
Com isso, foram desenvolvidas dissertações em coorientação que resultaram em mais de 400 publicações científicas em coautoria e mais de 300 participações conjuntas em conferências nacionais e internacionais.
Além disso, mais de 100 egressos do programa de Dupla Diplomação passaram a atuar no IPB como bolsistas, doutorandos e pesquisadores. “Queremos e devemos celebrar esta data pela contribuição que deram e darão na afirmação do IPB e da UTFPR como instituições do mundo e da língua portuguesa, de atração e promoção de talentos e de concretização de resultados conjuntos que são verdadeiramente únicos”, afirma Pais.
O reitor da UTFPR Marcos Schiefler destacou a participação dos docentes e dos estudantes como a força motriz para a cooperação. “Indubitavelmente esta parceria é única, pois envolvemos muitas pessoas que trouxeram um grande crescimento em indicadores nas instituições e nas comunidades em que atuamos”, conclui.
A gravação da cerimônia está disponível no canal do IPB no YouTube.
Para mais informações sobre a dupla diplomação, consulte a página de Dupla Diplomação da UTFPR.
Mais sobre
O Programa de Dupla Diplomação da UTFPR foi reconhecido pelo IPB, que concedeu uma medalha de honra à Universidade em 2017. Atualmente, a Universidade mantém acordos de cooperação com 17 instituições portuguesas.