Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR é parceira da 75ª Reunião Anual da SBPC em Curitiba

UTFPR é parceira da 75ª Reunião Anual da SBPC em Curitiba

Publicado 7/21/2023, 2:46:26 PM, última modificação 7/25/2023, 10:29:55 AM
Programação do evento começa no dia 23 e vai até 29 de julho, na UFPR

Na sessão de pôsteres, serão apresentados dois trabalhos da UTFPR (Foto: Jardel Rodrigues/SBPC)

A UTFPR é uma das instituições parceiras da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da UFPR na realização da 75ª Reunião Anual da SBPC, que acontece em Curitiba entre os dias 23 e 29 de julho. A Universidade marcará presença no maior evento de divulgação científica da América Latina nas programações científica, da sessão de pôsteres e da SBPC Jovem.

Na parte científica do evento, a UTFPR participará de duas mesas-redondas e três webminicursos. No dia 26 de julho, das 13h00 às 15h30, a pesquisadora Fernanda Santana coordenará a mesa-redonda “Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na educação e na divulgação científica”. A segunda mesa-redonda, no dia 27, das 16h00 às 18h30, contará com o pesquisador Pedro Braga Carneiro como um dos palestrantes. O título é “Contribuições da Psicologia no processo ensino-aprendizagem”.

Já os webminicursos serão ministrados na modalidade virtual e estão disponíveis aos inscritos na plataforma Moodle. Os três webminicursos com participação de professores da UTFPR são: “Matemática e realidade espacial: rupturas e aproximações de Euclides a Hilbert” (Leônia Gabardo Negrelli), “A era dos grandes observatórios e o impacto no desenvolvimento da ciência” (Alexandre José Tuoto Silveira Mello e André Fabiano Steklain Lisbôa) e “Educação tecnológica e filosofia da tecnologia: abrir ou não abrir a ‘caixapreta’ dos artefatos?” (Alex Calazans e Veronica Bahr Calazans).

Na sessão de pôsteres, estarão presentes dois trabalhos da UTFPR: “Jogo Mendeleiev: uma ferramenta física e on-line para o ensino da tabela periódica”, na área da Química e com os autores Ana Beatriz Miranda Valentin, João Gabriel Miada, Nathan Guerreiro e Juliana Cortez, e “Isolamento de bacteriófago para o controle de crescimento de E. coli em cama de aviário”, da Microbiologia e de autoria de Allan Moreira Terrabuio, Alice Chiapetti Bolsan, Gabrielli Vaz Sampaio, Yasmin Gomes Reis, Mayara Alves Pimentel e Naiana Cristine Gabiatti. Os trabalhos serão apresentados presencialmente no dia 25 de julho e também podem ser vistos no Canal do YouTube da SBPC.

SBPC Jovem

Além disso, a UTFPR contará com um estande na SBPC Jovem, no qual estudantes da graduação, do mestrado e do doutorado estarão apresentando a instituição e expondo alguns trabalhos. A Universidade também participará desta programação com apresentações e oficinas sobre mulheres na ciência, robótica e RPG.
 
 A SBPC Jovem tem o objetivo de promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e os pesquisadores, para despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. Para isso, realiza atividades destinadas a estudantes e professores do ensino básico, com atrações para todas as idades. A tenda da SBPC Jovem ficará localizada no gramado em frente ao Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico da UFPR.

SBPC

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

As reuniões anuais da SBPC são realizadas desde 1949 de forma ininterrupta, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, com os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população. Atualmente, a UTFPR é representada, dentre outras formas, pela participação de Hugo Valadares Siqueira, professor da Universidade em Ponta Grossa, que foi eleito como secretário regional para o biênio 2023-2025.

A 75ª Reunião Anual terá início neste domingo (23), com Sessão Solene de Abertura às 18h00 no Teatro Guaíra. O evento acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, até o dia 29 na Universidade Federal do Paraná (no Centro Politécnico e em campi do centro de Curitiba). Entre as principais atividades estão a programação científica, a sessão de pôsteres, a ExpoT&C, a SBPC Jovem, a SBPC Cultural e o Circuito das Diversidades.

Reportar erro