Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR e Prefeitura de Umuarama discutem parceria para parque tecnológico da cidade

UTFPR e Prefeitura de Umuarama discutem parceria para parque tecnológico da cidade

Publicado 3/6/2024, 5:09:15 PM, última modificação 3/12/2024, 11:47:20 AM
Reunião aconteceu na reitoria, em Curitiba, e um novo encontro deve ocorrer em Umuarama, região Noroeste

Reunião entre Reitoria da UTFPR e Prefeitura de Umuarama (Foto: Decom)

O Paraná deve contar com um novo parque tecnológico em Umuarama, na região Noroeste do estado. O projeto está em discussão, em uma articulação conjunta entre a Reitoria da UTFPR e a prefeitura da cidade.  

A cidade de Umuarama é a principal do Noroeste do Paraná e recebeu recentemente a certificação junto ao Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec). Agora, a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação busca parcerias com instituições com expertise em tecnologia, como é o caso da UTFPR.

“Temos mais de 40 empresas juniores (EJs) em todos os 13 campi, em várias áreas do conhecimento. Ainda, nossas 13 incubadoras possuem mais de 60 empresas incubadas.”, declarou o reitor, Marcos Schiefler, durante a reunião realizada em Curitiba, na sede da Reitoria da UTFPR, no último dia 26. O reitor explicou ainda que a UTFPR possui mais de 26 ambientes de promoção à inovação, o que contribui para que seja a Universidade mais empreendedora do Paraná, segundo o ranking nacional das EJs.

Também participaram do encontro pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Silvestre Labiak Junior e o diretor de Indústria e Comércio de Umuarama, Paulo Leon Baraniuk.

Atualmente, Umuarama conta com um curso ofertado pela UTFPR, o de licenciatura em tecnologia, na modalidade EAD, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 40 estudantes matriculados.

Durante a reunião, UTFPR e a Prefeitura de Umuarama acertaram que encontrarão pontos comuns entre as pesquisas da Universidade e a demanda do município, que tem o maior rebanho de gado de engorda do Paraná e se destaca pela produção industrial moveleira. Um novo encontro entre os gestores deve acontecer, agora, em Umuarama.