Lançado Programa Engenheiro 3i em parceria com a UTC da França
A UTFPR lança, nesta quarta-feira (27), a primeira edição do Programa Engenheiro 3i, em parceria com a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), na França. O objetivo do programa é oferecer ao engenheiro do futuro a oportunidade de ampliar a sua formação tendo como foco os 3i do programa: indústria, inovação e interculturalidade.
Nesta primeira edição, o convênio ofertará seis vagas e estará restrito aos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automoção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, e Engenharia Mecatrônica do Câmpus Curitiba. A duração do programa para os estudantes selecionados será de fevereiro de 2018 até julho de 2020.
A assinatura do convênio foi feita pelo reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, e pelo professor da UTC, Bruno Ramond. Também participou do evento o vice-presidente da Renault Brasil, Alain Tissier.
Segundo o coordenador do programa, Décio Estevão do Nascimento, as primeiras discussões deste convênio tiveram início em um seminário em Compiègne, em fevereiro de 2016, e depois em outro seminário em fevereiro deste ano, em Curitiba.
Ramond, da UTC, lembrou de estudantes que conversou durante a realização do projeto europeu deste programa e o que mais escutou foi que a grande conquista deles foi com a interculturalidade. “A parte técnica e científica desta formação também é muito importante, mas o conhecimento de outras culturas e realidades é surpreendente”, completou.
O vice-presidente da Renault também ressaltou a interculturalidade e destacou a participação da empresa neste programa. “Estamos sempre à disposição destas duas instituições para contribuir na formação dos nossos futuros engenheiros”, destacou. A primeira fase do programa contará com a participação da Renault, durante a chamda “escola de verão”.
Entre as condições para participar do programa está a de que aluno de alguns dos cursos já citados deve estar cursando sexto ou sétimo período, ter coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 0,7, não possuir mais de duas reprovações até o momento da inscrição, e comprovar conhecimento dos idiomas francês e inglês equivalentes ao no mínimo nível B1, conforme o QECR/ECF (Quadro europeu comum de referência / European Common Framework of Reference for Languages).
A documentação para inscrição deve ser enviada a partir do dia 30 de outubro, até as 23h59 do dia 06 de novembro, para o email engenheiro3i@utfpr.edu.br. O resultado será divulgado no dia 09 de novembro na página Internacional.