UTFPR ofertará doutorado multicampi em Engenharia de Produção e Sistemas

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) obteve a aprovação do doutorado multicampi no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS). A autorização foi concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 4.
A oportunidade na área de Engenharias III será oferecida no Campus Pato Branco , sendo o primeiro da região Sudoeste do Paraná. A oferta acontece em parceria com o Campus Curitiba , buscando fortalecer a competitividade das empresas locais, por meio da interação entre o meio acadêmico e o setor produtivo.
Segundo o coordenador do PPGEPS Sandro César Bortoluzzi, o foco principal estará na capacitação para pesquisa, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos em Gestão de Sistemas Produtivos. O doutorado terá a duração de 48 meses, com as linhas de pesquisa: Modelos e métodos de suporte à tomada de decisão; e Engenharia organizacional e do trabalho.
Inaugurado em 2014, o programa já formou mais de 120 mestres no Campus Pato Branco , com egressos de diferentes cursos, como Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Matemática, Sistemas de Informações e as Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, de Computação e de Produção.
“A expectativa é que o doutorado impulsione novos projetos, atraia talentos e investimentos para as regiões de Pato Branco e Curitiba , consolidando a UTFPR como um polo de excelência em educação, pesquisa e inovação, focada em formar profissionais de alto nível e resolver problemas de interesse da sociedade”, afirma Bortoluzzi.
Nos próximos meses, serão divulgados detalhes do processo seletivo para a primeira turma. “A expectativa é que seja feito esse semestre o processo de seleção pra entrada no início do 2° semestre de 2025”, conta.
Para o reitor Everton Lozano, a implantação do doutorado está ligado à essência da UTFPR. “Essa iniciativa estreitar o vínculo entre Universidade e o setor produtivo, impulsionando o desenvolvimento regional e nacional. Estamos orgulhosos de contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados atender as demandas do mercado”, diz.
Mais informações no site do PPGEPS.