UTFPR publica Política de Licenciamento de trabalhos
Foi disponibilizada a nova Política institucional de Licenciamento das versões finais dos trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e produtos educacionais e tecnológicos vinculados.
O diretor de graduação Paulo Walenia explica que o documento traz mais autonomia para a escolha de uma das seis licenças Creative Commons constantes na resolução. “A partir de agora, a definição da licença a ser adotada é atribuição do autor do trabalho, ouvido o seu orientador. Anteriormente isso era feito de forma padronizada para cada curso de graduação”, detalha.
Além disso, a política, que já incluía a graduação e os programas Stricto Sensu, também passa a contemplar as especializações Lato Sensu.
A ideia é proteger os direitos autorais e de propriedade intelectual de estudantes, servidores e pesquisadores da UTFPR e ampliar a visibilidade e o acesso ao conhecimento para a sociedade.
Mais sobre
A proposta foi elaborada pelo Comitê Gestor da Regulação da temática para discussão e aprovação em resolução conjunta dos conselhos de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPG) e de Graduação e Educação Profissional (Cogep).