UTFPR registra recorde e soma 16 patentes concedidas em 2021
A UTFPR registou um número recorde de concessões de pedidos de patentes emitidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), neste ano de 2021. Desde 2002, a Instituição tem 297 pedidos de patentes depositados, com apenas 25 indeferidos. O número de concessões totais chega a 37, com quase a metade delas só neste ano.
Segundo a Agência de Inovação da Universidade, concessão significa que o INPI analisou e aprovou o pedido, indicando a qualidade das pesquisas realizadas na UTFPR com potencial inovador.
Das 16 patentes concedidas pelo INPI, sete delas são do Campus Curitiba , duas do Campus Dois Vizinhos , duas do Campus Guarapuava , duas do Campus Ponta Grossa e, os campi Apucarana , Cornélio Procópio e Francisco Beltrão , com uma cada para cada.
“Esse recorde reflete o potencial inovador e de qualidade dos nossos pesquisadores, professores e alunos de todos os campi. A importância da inovação e da ciência é o que nos move como universidade, principalmente como Universidade Tecnológica”, afirma o reitor Marcos Schiefler Filho.
COAPI
A Agência de Inovação da UTFPR avalia os pedidos de propriedade intelectual da Instituição através do seu Comitê de Avaliação para a Propriedade Intelectual (Coapi). O Coapi é responsável pela análise do interesse institucional na proteção de direitos relativos à propriedade intelectual, o qual considera a viabilidade econômica e o benefício para a sociedade das criações propostas.