Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR tem 50% das vagas para estudantes de escola pública

UTFPR tem 50% das vagas para estudantes de escola pública

Publicado 1/24/2020, 10:21:12 AM, última modificação 10/31/2022, 10:01:53 AM

Até o próximo domingo (26), são realizadas as inscrições para concorrer às 4.542 vagas nos 111 cursos de graduação da UTFPR, na edição Sisu 2020.1. Os candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em uma escola pública podem concorrer a uma vaga na universidade pelo sistema de cotas.

Fachada do Câmpus Cornélio Procópio

Criado por lei em 2012, o sistema de cotas determina que as instituições federais de ensino superior garantam 50% de suas vagas para esse público, através do Sisu. Esse percentual é dividido em oito categorias de acordo com as especificações do edital. Confira abaixo cada uma das categorias existentes no processo de seleção.

   L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

   L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

   L5: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

   L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

   L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

   L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

   L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

   L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Para concorrer em uma dessas categorias, os interessados devem apresentar a documentação comprobatória para a realização da matrícula. Para conferir essa relação de documentos, acesse a página do Sisu. Também é possível conferir a quantidade de vagas para o curso escolhido em cada categoria, clique aqui.