Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR tem o maior número de ambientes de inovação credenciados no Paraná

UTFPR tem o maior número de ambientes de inovação credenciados no Paraná

Publicado 11/30/2023, 2:49:03 PM, última modificação 11/30/2023, 4:36:39 PM
Ao todo, Universidade têm 26 espaços cadastrados em 2023

As incubadoras dos 13 campi da UTFPR receberam o credenciamento (Foto: Freepik)

A UTFPR é a instituição com mais ambientes promotores de inovação credenciados no Paraná pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Ao todo, foram 188 cadastros para participação nos editais de concessão de recursos financeiros e de incentivos fiscais para o fomento dos ecossistemas.

As instituições públicas de ensino superior lideram com um total de 71 credenciamentos. Entre as federais, estão: a UTFPR em primeiro com 26 ambientes; Universidade Federal do Paraná (UFPR) com sete; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), com seis.

Já entre as universidades estaduais estão: a Estadual do Paraná (Unespar) com nove; do Norte do Paraná (UENP) com sete; Oeste do Paraná (Unioeste), com cinco; a do Centro-Oeste (Unicentro) com quatro; de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM), ambas com três; e de Ponta Grossa (UEPG) com um.

A UTFPR obteve o credenciamento de uma Agência de Inovação, quatro Centros de Inovação, três Espaços Makers, quatro Parques Científicos e Tecnológicos, uma Pré-Incubadora e 13 Incubadoras.

Confira os contemplados:

Agência de Inovação
- Descrição: Entidade de universidades para promover a inovação e a transferência de tecnologia do meio acadêmico para o setor empresarial e a sociedade em geral.
- Campus: Curitiba

Centro de Inovação
- Descrição: Espaços físicos, geralmente que se dedicam à inovação de algum segmento de negócio.
- Campi: Curitiba, Campo Mourão, Londrina e Pato Branco

Espaço Maker
- Descrição: Oficinas abertas que dão acesso a ferramentas, equipamentos e serviços para desenvolvimento de projetos individuais ou colaborativos, incluindo produtos ou protótipos.
- Campi: Curitiba, Guarapuava e Pato Branco

Incubadora
- Descrição: Estrutura para estimular ou prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com o objetivo de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras.
- Campi: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo

Parque Científico e Tecnológico
- Descrição: Complexo de entidades inovadoras, científicas e tecnológicas, organizadas para promover a cultura e a prática colaborativa para geração de novos negócios.
- Campi: Curitiba, Cornélio Procópio, Londrina, Medianeira e Pato Branco

Pré-incubadora
- Descrição: Organização para estimular iniciativas ou programas que forneçam suporte e recursos a empreendedores e startups em estágios iniciais, possibilitando a ideação, prototipagem e validação, com foco na formalização de um negócio inovador.
- Campus: Cornélio Procópio

Mais sobre
No dia 21 de novembro, foi realizada a entre para 188 ambientes promotores de Inovação credenciados no 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos, em Guarapuava/PR.. Na data seguinte, três campi foram premiados Prêmio Habitats de Inovação 2023, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava. Os campi Apucarana e Curitiba venceram nas regionais da capital e do Norte como Pré-incubadoras. E o Campus Pato Branco foi reconhecido como Espaço Maker da regional Sul. 

*com informações da Agência Estadual de Notícias