VESTIBULAR

Publicado 3/20/2023, 3:44:57 PM, última modificação 3/20/2023, 4:01:11 PM
Campus Guarapuava ofertará 114 vagas no segundo semestre em vestibular

A partir do segundo semestre de 2023, a UTFPR volta a ofertar o vestibular após um hiato de 13 anos, ampliando as opções de ingresso na Universidade.

edital do vestibular para ingresso no 2º semestre de 2023, conta com a oferta de 3.006 vagas, em 107 cursos de graduação da UTFPR.


O Campus Guarapuava estará ofertando 114 vagas, sendo elas:

  • 31 para o curso de Engenharia Civil, com aulas pela manhã e tarde;
  • 31 para o curso de Engenharia Mecânica, com aulas pela manhã e tarde;
  • 21 para o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, com aulas à noite; e
  • 31 para o curso de Engenharia Mecatrônica, com aulas à tarde e noite (prioritariamente noturno).

O curso de Engenharia Mecatrônica é a grande novidade para o Campus Guarapuava, que passa a ser ofertado pela primeira vez. Os futuros engenheiros poderão atuar nos setores da indústria de processo e de manufatura, no desenvolvimento tecnológico de produtos e nos processos de produção, integrando as tecnologias das áreas mecânica, eletrônica e de computação.

As inscrições deverão ser realizadas pela página do vestibularde 27 de março até 9 de maio, e terão custo de R$150. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção da taxa até 12 de abril. Durante a inscrição, será possível escolher um curso em primeira e outro em segunda opção e também entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de Língua Estrangeira Moderna. Neste período, o candidato deverá optar por uma das três modalidades: ampla concorrência, cotista ou treineiro.

Pelo menos metade das 3.006 vagas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

De acordo com o edital, haverá uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa. As duas serão aplicadas no mesmo dia, em 4 de junho, iniciando às 14h, com um total de cinco horas de duração.

Haverá locais de provas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. O comprovante de ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio na página do vestibular.

Candidatos que apresentem deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis, como prova ampliada, assistência de ledor/transcritor, uso de computador com leitores de tela, intérprete de libras, leitura labial, acessibilidade e sala com número reduzido de candidatos. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.

Veja todos os detalhes na página do vestibular.

Reportar erro