Home
/
Notícias
/
Guarapuava
/
INSTITUCIONAL

INSTITUCIONAL

Publicado 8/16/2023, 4:38:20 PM, última modificação 8/16/2023, 4:46:14 PM
Campus Guarapuava recebe sra. Tânia Mara Francisco, Diretora de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES) do Ministério da Educação

Nos dias 14 e 15 de agosto, o Campus Guarapuava da UTFPR recebeu a sra. Tânia Mara Francisco, Diretora de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES) do Ministério da Educação, que veio à convite conhecer a UTFPR, o Campus Guarapuava e a região.

No dia 14, a sra. Tânia foi recebida no Campus Guarapuava pelo Reitor da UTFPR, Prof. Marcos de Oliveira Schiefler Filho, e pelo Diretor-Geral e anfitrião da casa, Prof. Marcelo Henrique Granza. Também estiveram presentes autoridades locais, como o sr. Samuel Ribas, vice-prefeito de Guarapuava, sr. Prof. Fabio Hernandes, Reitor da UNICENTRO, Odacir Antonelli, grande empresário da cidade, entre outros representantes políticos, de instituições e empresas.

Nesta reunião, o prof. Marcelo Granza apresentou o Campus Guarapuava, suas forças e seus projetos de expansão, bem como a importância deles para o desenvolvimento da região, enquanto o prof. Marcos Schiefler apresentou a UTFPR como um todo, destacando a atuação e necessidades dos campi.

O diretor-geral destacou o grande objetivo de abrir mais três cursos de graduação no Campus Guarapuava: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção, para os quais haveria a necessidade de contratação, ao todo, de 72 docentes e 39 técnico-administrativos. A proposta de expansão foi apresentada junto ao MEC, em ocasião que foi feito também o convite à sra. Denise Pires de Carvalho, Secretária de Educação Superior, que infelizmente não pode estar presente por conflitos de agenda.

A abertura destes cursos seguem alinhadas com as necessidades de Guarapuava e da região, principalmente por não serem ofertadas em Instituições Públicas de Ensino, e terem grande possibilidade de desenvolvimento de pesquisas em áreas como a madeireira e indústria 4.0, com grande potencial de desenvolvimento socioeconômico.

 No dia 15, a sra. Tânia participou de uma reunião no Instituto de Pesquisas para o Câncer de Guarapuava (IPEC) e apresentação do Projeto Vale do Genoma.

Em seguida, visitou o Cilla Tech Park e retornou à UTFPR, para conhecer a estrutura, salas de aula e laboratórios.

A visita tem uma importância muito grande para a UTFPR, com a aproximação e o estreitamento das relações entre a instituição e o MEC, bem como demonstrar nossos resultados, planejamento e potencial a ser realizado.

Reportar erro