Home
/
Notícias
/
Extensão

Extensão

Publicado 8/23/2017, 8:09:49 AM, última modificação 4/16/2024, 11:24:56 AM

Na noite de ontem (27), um grupo de alunos representando todos os cursos de graduação do Campus Londrina da UTFPR, juntamente com Assessora de Comunicação do Campus, visitaram o Cursinho Comunitário Pré-Vestibular PPU (Passo a Passo para a Universidade).

A iniciativa teve tem como objetivo apresentar a UTFPR para os futuros universitários, bem como um pouco de cada curso de graduação ofertado no Campus Londrina.

O grupo, que foi recepcionado pelo Diretor do Centro Juvenil Vocacional (CJV) e idealizador do projeto do Cursinho, Ismael Giachini Frare, foi formado pelos acadêmicos Leonardo Parreira (Engenharia Ambiental e Sanitária), Vitor Guimarães (Engenharia de Produção), Ana Carolina dos Santos Simões (Engenharia de Materiais), Julia Capano Alves (Licenciatura em Química), Maria Gabriela Ranucci Carneiro (Engenharia Química), Kenyd Willy Apolonio Amaral dos Santos (Engenharia Mecânica), pela egressa do curso de Tecnologia em Alimentos, Samela de Oliveira Rodrigues, e pela servidora Adriana Aguillera Gonçalves (ASCOM).

O acadêmico Leonardo, por acaso, já presta serviços no Cursinho há, pelo menos, três anos, já que é um dos 26 voluntários junto ao Centro Juvenil Vocacional (CJV). Sendo um apaixonado pelos números, o futuro Engenheiro Ambiental e Sanitarista ministra aulas de matemática e tenta despertar em todas as turmas o gosto pelos cálculos numéricos e demonstrar sua importância na base de formação das profissões do segmento das exatas.

Para o aluno Vitor, a experiência de retornar a uma turma de Cursinho depois de sete anos e poder compartilhar um pouco sobre o que tem aprendido nesses quase cinco anos no curso de Engenharia de Produção, foi bem satisfatória e positiva. “Todas as experiências que a gente vivencia na faculdade, desde a participação na Atlética até o envolvimento em projetos relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, nos proporciona uma significativa mudança de percepção. A UTFPR, por tudo que oferece, faz com que uma pessoa que tenha uma visão limitada do horizonte e não se sinta capaz de alcançar novas oportunidades de vida, passe a se sentir aptas a buscá-las”, salienta. O quase Engenheiro de Produção ainda relata que apesar de todas as brincadeiras que os alunos fazem com o “T” da sigla da Instituição, para ele, na verdade, representa o “T” de Transformação. “Este é o significado mais forte da UTFPR para mim e na vida das pessoas que eu conheço que estão lá dentro. Ela transforma vidas!”, complementa o acadêmico.

De acordo com Frare, a iniciativa do Cursinho começou a ser implementada em 2020, mas só em 2022, após a pandemia da Covid-19, pode ser realizado de maneira presencial. Desde então, tem recebido o apoio da comunidade e de representantes da sociedade civil e organizada para estruturar e equipar os espaços físicos colaborativos, que além de atender aos alunos do Cursinho, atendem a comunidade de forma geral.

Quem quiser doar Livros ou materiais para equipar ainda mais os espaços do CJV, ou tiver interesse em desenvolver projetos de incentivo à leitura e/ou conhecimento junto a esses Jovens, pode entrar em contato com o Ismael pelo Whatsapp (43) 99856-0055 ou pelo telefone (43) 3327-0123.

O CJV é um espaço mantido pela Congregação dos Oblatos de São José e está localizado na Rua Darcírio Egger, 568, no jardim Sangri-lá B.