Agricultura de Precisão
Na semana passada entre 2 e 4 de outubro, Curitiba recebeu o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, ConBAP 2018. Evento realizado pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) com o apoio da UTFPR, CNPq e CAPES. Contou com cerca de 590 participantes entre pesquisadores, profissionais de assistência técnica e extensão, professores, estudantes e representantes de empresas do setor, usuários das diferentes técnicas envolvidas no amplo leque da Agricultura de Precisão (AP). Neste ano o tema do evento foi “a construção dos dados na era da digitalização agrícola”, que está diretamente relacionado ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Campus de Medianeira no curso de mestrado em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio.
O ConBAP contemplou palestras, plenárias, painéis setoriais e apresentação de trabalhos científicos, além de um hall de exposição de fabricantes, revendedores de equipamentos e prestadores de serviço na área de AP.
Nos painéis foram discutidos tópicos como big data na agricultura, machine learning, deep learning e mineração de dados. Diversas plataformas de agricultura digital foram demonstradas e discutidas por especialistas na área. O evento contou ainda com dois convidados especiais Dr. Kenneth Sudduth, da USDA Researcher, Columbia, EUA e ex presidente da Sociedade Internacional de Agricultura de Precisão (ISPA), e do Dr. Rodolfo Bongiovanni do INTA, Manfredi, Argentina.
UTFPR Medianeira esteve presente não só auxiliando e apoiando a organização do evento, mas também viabilizando a ida de docentes e estudantes do curso seu curso de graduação e mestrado.
Mais informações em http://conbap2018.asbraap.org/index.php