Campus promove capacitação para agentes de saúde
Atendendo à solicitação do município de Serranópolis do Iguaçu, professoras do campus desenvolveram um projeto de extensão com o objetivo de proporcionar conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, capazes de amparar situações de conflitos que são vivenciados, no dia a dia, pelos agentes comunitários de saúde, no exercício da sua função.
Com essa perspectiva, na tarde da última segunda (6), Silvana Mendonça Lopes Valentim, coordenadora do projeto; professora Solange Mendonça Lopes e Shiderlene Vieira Almeida, professora do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes (DAHLA) do campus, conduziram o primeiro encontro, que reuniu mais de 130 agentes comunitárias e de endemias
Inicialmente, a capacitação envolveu somente agentes de saúde da cidade de Serranópolis do Iguaçu. Porém, devido à grande aceitação, o projeto se expandiu para os municípios de Medianeira, Matelândia, Missal e São Miguel do Iguaçu, incluindo, inclusive, os agentes de endemias.
Além dos aspectos profissionais e pessoais, a capacitação se torna uma oportunidade para os agentes atuarem como divulgadores do ingresso de alunos na UTFPR, fortalecendo a parceria entre os municípios e a instituição, segundo a servidora Rosangela H. Marcílio, tradutora e intérprete de Libras e presidente da Comissão de Divulgação dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação ofertados pelo campus e colaboradora do Projeto de Extensão.
O evento contou com a presença do Diretor-Geral do campus, professor Claudio Leones Bazzi e do Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, professor Fernando Schütz.