Home
/
Notícias
/
Medianeira
/
Campus sedia reunião do Conselho Diretor do CienTech

Campus sedia reunião do Conselho Diretor do CienTech

Publicado 12/13/2021, 3:09:24 PM, última modificação 11/10/2022, 10:00:13 AM

Na tarde da última quarta-feira (8), reuniram-se os membros do Conselho Diretor do Parque Científico e Tecnológico do Campus Medianeira. A reunião foi conduzida pelo Diretor-Geral do campus, professor Cláudio Leones Bazzi e Presidente do Conselho, com a participação dos membros: Clóvis Ricardo Remor; Fernando Schütz, Diretor do CienTech; Eduardo Eyng; Gustavo Vinicius Bassi Lukasievicz; Madalena de Oliveira Gabriel Gomes, representando Ademir Pereira da Silva, presidente da ACIME; Evandro Mees, Vice-Prefeito de Medianeira e Neron Alipio Cortes Berghauser.

O Presidente destacou a importância do Conselho, apresentou informações sobre a organização e composição do Conselho Diretor e Comitê Gestor, relatou valores investidos no ano de 2020 e 2021 e custos mensais que foram pagos pelo campus para a manutenção do Parque. Lembrou, também, das dificuldades enfrentadas no início dos trabalhos que envolveram a estruturação do Parque. Ainda, foram apresentadas as principais ações desenvolvidas desde a inauguração do CienTech, tais como, as estratégias para divulgação do ambiente; a estruturação física e operacional da administração e de ambientes comuns e de serviço; a elaboração e publicação de editais e o processo de seleção de empreendimentos.

Bazzi também discorreu sobre as parcerias que estão sendo firmadas com o Ministério da Agricultura (MAPA), Sistema Ocepar, Fundação Araucária, Parque Tecnológico de Itaipu, Sistema Regional de Inovação, Iguassu Valley, Separtec, Prefeitura Municipal de Medianeira, Cooperativa Agroindustrial LAR, FRIMESA e Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).

Na sequência foi apresentado o planejamento das ações a serem executadas no ano de 2022, que envolve a implementação de um programa específico de atração de startups (parceria com SEBRAE e FIEP); definição e implementação de estratégia de marketing e comunicação; definição de catálogo de serviços e articulação com parceiros prestadores de serviços; confirmação das parcerias estratégicas já firmadas e busca por novos parceiros; pré-credenciamento junto ao SEPARTEC; busca de recursos via editais de fomento e emendas parlamentares; criação de agenda de eventos; projeto e implementação de programa de pós-incubação e aceleração e estudo e viabilização de um programa de doutorado profissional na área de agricultura digital, com submissão para apreciação da Capes prevista para o ano de 2022.

Schütz detalhou as atividades desenvolvidas, destacando o projeto de empreendedorismo inovador a ser implantado junto aos cursos de graduação do Campus Medianeira, bem como a organização operacional do CienTech.

Na ocasião, cada membro recebeu a documentação do Parque, que inclui a Lei Municipal de Criação do Parque Tecnológico, Regulamento Operacional, Plano Operacional e Análise de Riscos, Regulamento de Parques Tecnológicos da UTFPR e Projeto-Síntese.

Atualmente, o Parque conta com três empresas em processo de ingresso e três bancas previstas para operar no início do próximo ano.