Home
/
Notícias
/
Medianeira
/
Curso de Tecnologia em Alimentos completa 25 anos

Curso de Tecnologia em Alimentos completa 25 anos

Publicado 11/22/2021, 11:19:30 AM, última modificação 11/10/2022, 10:02:53 AM

No dia 12 de novembro, às 19 horas, aconteceu a live de comemoração dos 25 anos do curso de Tecnologia em Alimentos, que foi transmitida pelo canal do YouTube do campus.

O Curso de Tecnologia em Alimentos do campus Medianeira foi criado em 1996, o primeiro de nível superior ofertado pela instituição quando ainda era denominada Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET).

Primeiramente, houve a oferta da modalidade Industrialização de Carnes, no período noturno e, 3 anos depois, criou-se a opção de Laticínios, ofertado no período matutino. Ambos os cursos foram reconhecidos pelo MEC com conceito máximo em junho de 2003.

Em 2007 houve a unificação das duas modalidades passando a ser denominado apenas de Tecnologia em Alimentos com reformulação do Projeto Pedagógico do Curso aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR – COEPP, pela Resolução nº 134/06-COEPP de 01/12/06.

O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos abrange diversas áreas como: bebidas, frutas e hortaliças, grãos e cereais, carnes, leites e derivados, dentre outras, permitindo ao profissional amplo conhecimento para atuação em praticamente todos os setores industriais do ramo alimentício.

Essas áreas vêm ao encontro com a necessidade regional que está em crescente expansão, principalmente com relação à atividade pecuária, com a criação de aves de corte, bovinos de corte e leite, suínos e produção de grãos. Todavia, o tecnólogo aqui formado, consegue encontrar oportunidade de emprego nas mais distintas regiões do país e do mundo.

Neste cenário, a agricultura familiar também ganha destaque, frente à necessidade de profissionais qualificados atuarem junto aos produtores para a elaboração de produtos com alta qualidade e segurança. Sob o ponto de vista industrial, as agroindústrias são amplamente reconhecidas pelo número de empregos e receita gerados.

O objetivo da instituição é formar profissionais de nível superior, altamente qualificados, com competência para resolver problemas/desafios de maneira efetiva, considerando os aspectos técnicos, científicos, éticos, ambientais, sociais e com caráter empreendedor.

Olhar para o passado com orgulho contribui para planejar um futuro às próximas gerações com a mesma dedicação. Nestes 25 anos de existência, o curso de Tecnologia em Alimentos, venceu desafios, conquistou espaço no cenário científico e industrial, além de contribuir sobremaneira para o crescimento e desenvolvimento da região.

Ainda, continua cumprindo sua missão, com dedicação, esforço e união de seus profissionais, docentes e técnicos administrativos, de uma instituição pública, gratuita e de alta qualidade.

Os professores Margarida Masami Yamaguchi, Claudio Takeo Ueno e

Valdemar Padilha Feltrin, que estão atuando, desde 1996, relataram o início do curso de Tecnologia em Alimentos.

Também fizeram uso da palavra alunos egressos Estela Holtz, Cristiane Canan, Evandro Mess, Jocilene de Miranda Marques e Julia Mattei Morandi, que fizeram parte do começo da história do curso de Tecnologia em Alimentos.

Em seu pronunciamento o coordenador do curso professor Fábio Bublitz Ferreira parabenizou todos os envolvidos na comemoração. “Em 25 anos o curso construiu uma história de sucesso, validada pelos indicadores sólidos, como o desempenho dos egressos, conceito máximo junto ao MEC e professores qualificados”.

Como homenagem ao aniversário do curso, o Nosso Coral UTFPR - projeto de extensão cultural do Campus Medianeira, se apresenta sob a regência da Maestrina Cleci Luft, com a música Por Enquanto.

Esse foi mais um momento que será eternizado na memória daqueles que escreveram os primeiros capítulos dessa história, permanecerá registrado nas páginas que descrevem o sucesso e o cumprimento da missão de ensinar e de formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento social, tecnológico e, sobretudo, humano!

Para assistir a live é só acessar: https://www.youtube.com/c/UTFPRMD 

Reportar erro