Equipes do Campus Medianeira conquistam pódio em competição internacional de eficiência energética
De 28 a 30 de agosto, a Shell Eco-marathon Brasil-2024, realizada no Pier Mauá, Rio de Janeiro, reuniu mais de 500 estudantes universitários, com equipes representando instituições do Brasil, Bolívia, Colômbia, México e Peru.
Nesta edição, as equipes Green E-Car e Pé Vermelho Racing Team, do Campus Medianeira, foram destaque na competição, ocupando lugares no pódio.
A Equipe Green E-Car, grande finalista, conquistou o 1º lugar na categoria Conceito Urbano Elétrico, sendo a grande campeã, completando o circuito de 8km em menos de 25 minutos, com o menor consumo de energia elétrica. A equipe brilhou no pódio e fez história ao ser reconhecida como a primeira da América Latina a alcançar este resultado.
A Equipe Pé Vermelho competiu com o novo protótipo Hudson, e conquistou o 3º lugar, com a marca de 193,5km/litro, na categoria motor a combustão interna (gasolina). Desde 2016, a equipe mostra expressivos resultados, subindo ao pódio em três ocasiões: 1º lugar (2016); 2º lugar (2019); 3º lugar (2022), títulos que demonstram o comprometimento da equipe, que se propõe a desenvolver um carro cada vez mais ultra-eficiente.
Sobre as equipes
A Green E-Car é coordenada pelo professor Alberto Noboru Miyadaira com o apoio dos professores Marcos Fischborn (Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica) e Ivair Marchetti (Departamento Acadêmico de Mecânica), e composta pelos acadêmicos Felipe Martins Chieregato, Marcos Gustavo Araújo de França, Ygor Lucas Pele, Rafael Eduardo Fogliarini, Sabrina Meurer, Gustavo Verginaci, Otavio Preschlak Blauth, Matheus Felipe Nandi, Eduarda Bassani, Brucce Shoyty Gualda Mitami e Matheus Cunha.
O Pé Vermelho é coordenado pelo professor Renato Cesar Pompeu e técnico Daniel Marcos Dal Pozzo, ambos atuantes no Departamento de Mecânica do campus, e composta pelos acadêmicos Thalia Mariano Silva Duarte (pilota); Adriano Lucas Gisch, Alexandre Lobo Braga, Eduardo K. Y. Souza, Felipe Neves Lopes, Paulo Vitor D. Moura, Victor Domingues Magalhães, do Curso de Engenharia Elétrica; Angela Figueiredo da Silva, Caio Henrique Pereira Galvão, Emelly M. Santana, Filipe Martins de Moura, Gabriel Fernandes Macchion, Gabrielle M. dos Santos, Igor Oliveira Preuss, Mateus Olbera de Campo, Thales Esse Siqueira, Edilene Letícia N. Pereira, do Curso de Engenharia de Produção; e Leonardo Rodrigues de Oliveira e Pedro Lucas KIapfenberger, do Curso de Engenharia Ambiental.