Pesquisa de Aluna de Engenharia Elétrica do Campus Medianeira da UTFPR Reduz Custo de Equipamento em 90%
Najla Abou Ghaouche Ahmad, aluna do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), criou um equipamento inovador para determinar a estabilidade oxidativa de óleos, alimentos e biodiesel. Durante seu trabalho de conclusão de curso, Najla desenvolveu uma solução que custa cerca de 10 vezes menos que os equipamentos disponíveis no mercado.
Inspirada no equipamento comercial (Rancimat), a estudante propôs uma alternativa de baixo custo que utiliza um bloco digestor, comumente encontrado em laboratórios de análise de alimentos, combinado com módulos de leitura de condutividade elétrica microcontrolados, tudo montado em uma estrutura em acrílico. Enquanto o Rancimat pode custar até 25 mil dólares, o sistema criado por Najla teve um custo aproximado de apenas 2 mil dólares.
O projeto foi desenvolvido sob a orientação dos professores Alex Lemes Guedes e Leandro Herculano da Silva, dos departamentos de Engenharia Elétrica e Física da UTFPR-MD, respectivamente, utilizando a infraestrutura do Laboratório de Automação e Desenvolvimento (LAD) e do Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Materiais Didáticos (LAPROMAD). O trabalho teve reconhecimento científico e foi aceito para publicação na revista Food Analytical Methods. Além disso, contou com a colaboração de pesquisadores de diversos departamentos da UTFPR-MD, incluindo Alex S. Torquato e Paulo R. S. Bittencourt, do departamento de Química, Eliane Colla, do departamento de Alimentos, e Vitor S. Zanutto e Elton L. Savi, do departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá.
No próximo semestre, Najla seguirá para Portugal, onde realizará sua dupla diplomação no Instituto Politécnico de Bragança, dando continuidade à sua promissora carreira acadêmica e de pesquisa.