Home
/
Notícias
/
Medianeira
/
Pesquisador do Campus participa de missão no Japão

Pesquisador do Campus participa de missão no Japão

Publicado 9/23/2024, 2:32:09 PM, última modificação 9/23/2024, 2:32:21 PM

A convite da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), juntamente com três pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dois servidores do Ministério da Agricultura (MAPA), o professor e pesquisador Claudio Leones Bazzi, Diretor-Geral do Campus Medianeira, embarcou no dia 23 de agosto, para o Japão em uma missão de 15 dias, com o objetivo de colaborar em um projeto voltado para a Agricultura de Precisão e Digital.

O convite se deu, em função do projeto AgDataBox, o qual tem sido desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do campus, e que em resumo, trata-se de uma plataforma que facilita a aplicação de técnicas de Agricultura de Precisão e Digital. Bazzi foi convidado a integrar o projeto desenvolvido em parceria com MAPA, governo Japonês e Embrapa considerando a iniciativa de fortalecer o ecossistema de inovação e promover a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. O AgDataBox, será utilizado no projeto que será desenvolvido, no oeste do Paraná.

Durante sua estadia no Japão, o professor participou ativamente do projeto "Collaborative Development Project for Precision and Digital Agriculture to Strengthen the Innovation Ecosystem and the Sustainability of Brazilian Agrifood", realizando inúmeras visitas a produtores e empresas do segmento agrícola no Japão, bem como no Ministério de agricultura, floresta e pesca do Japão e startups japonesas que pretendem desenvolver projetos em colaboração com o Brasil. O projeto no Brasil, busca implementar um piloto de Agricultura de Precisão, com foco em apoiar os produtores na adoção de práticas tecnológicas e digitais, especialmente na região oeste do Paraná, contando com o suporte da universidade.

Sobre o Projeto AgDataBox:

O AgDataBox é um projeto desenvolvido em conjunto com o Laboratório multiusuário AgriLab e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio (PPGTCA). A iniciativa conta com a colaboração de diversos professores do Campus Medianeira, Claudio Leones Bazzi, Ricardo Sobjak, Kelyn Schenatto, Nelson Betzek, Alan Gavioli, e Jorge Aikes Junior, bem como com inúmeros alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, há participação dos professores Giuvane Conti, do Campus Santa Helena, e Suzan Kelly Borges Piovesan, do Campus Toledo, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Unioeste, que é coautora da plataforma.

Reportar erro