Pesquisadores do campus publicam estudo sobre diagnóstico da Covid-19 e Influenza A
Uma equipe científica, composta pelo professor Oldair Donizeti Leite, atuante no Departametno de Química do Campus Medianeira da UTFPR, juntamente com os professores pesquisadores Daniel Júnior Almeida dos Santos; Tássia Regina de Oliveira; Gabriela Martins de Araújo; Henrique Pott-Junior e Ronaldo Censi Faria (UFSCar-SP); Matias Eliseo Melendez (INCA- RJ); e Ester Cerdeira Sabino (IMT–USP), desenvolveram estudo sobre uma potencial alternativa para o diagnóstico da COVID-19 e Influenza A.
A proposta consiste em novo ensaio genomagnético baseado no uso de partículas magnéticas modificadas com sondas de DNA de fita simples para a detecção eletroquímica de RNA dos vírus SARS-CoV-2 e Influenza.
Para a pesquisa, foi utilizado um smartphone como interface de detecção, e o método desenvolvido foi aplicado em amostras de saliva de indivíduos saudáveis, infectados com COVID-19 e Influenza A, que demonstrou, com sucesso, a capacidade para o diagnóstico das doenças.
O artigo foi aceito para publicação na Revista Biosensors and Bioelectronics, um dos principais periódicos de divulgação científica internacional dedicada à pesquisa, design, desenvolvimento e aplicação de biossensores e bioeletrônica, https://doi.org/10.1016/j.bios.2024.116210.
O trabalho também será apresentado no XXVI Congresso da Sociedade Ibero-Americana de Electroquímica que será realizado, em maio, em Lisboa, Portugal.