Home
/
Notícias
/
Medianeira
/
Pesquisadores do campus recebem premiação em Congresso Nacional

Pesquisadores do campus recebem premiação em Congresso Nacional

Publicado 8/13/2024, 3:51:11 PM, última modificação 8/13/2024, 3:51:21 PM

No cenário acadêmico e científico, o Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA) consolida-se como um dos eventos mais importantes no Brasil, promovido, anualmente, pela Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). Nesta edição, sob o tema “Avanços das Tecnologias Digitais na Engenharia Agrícola”, reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes para debater o futuro da agricultura no país, durante sua realização, de 6 a 8 de agosto de 2024, em Natal, RN.

Durante o congresso, o professor André Sandmann, atuante no Departamento Acadêmico de Matemática e Doutor em Engenharia Agrícola, juntamente com pesquisadores do Programa de Mestrado em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio, ofertado pelo Campus Medianeira, receberam duas menções honrosas, em categorias distintas, prêmios que representam o compromisso e dedicação da equipe, na promoção de inovações capazes de transformar a realidade do agronegócio brasileiro.

O trabalho "Modelagem Matemática para Maximização da Produtividade Agropecuária em Serranópolis do Iguaçu-PR" foi agraciado com o primeiro lugar na área de Gestão e Educação, cuja pesquisa buscou desenvolver um modelo matemático robusto que auxilia os produtores rurais a otimizar suas práticas agrícolas, com produtividade elevada e sustentável. Este reconhecimento reafirma a importância da ciência e da tecnologia como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do setor agropecuário, especialmente em municípios com grande potencial agrícola como Serranópolis do Iguaçu, PR.

A equipe também foi premiada com o segundo lugar na área de Engenharia Agrícola, Gestão e Educação, Saneamento e Meio Ambiente, com o trabalho "Desenvolvimento de Modelo Matemático para Maximização do Resultado Econômico em Pequenas Unidades Agropecuárias", estudo que visa proporcionar, a pequenos agricultores, estratégias eficientes para a gestão econômica de suas propriedades, garantindo a sustentabilidade financeira e a continuidade das atividades agrícolas em um cenário de constantes desafios.

De acordo com o professor André, ambos os trabalhos refletem a sinergia entre Matemática e Engenharia Agrícola, áreas de sua especialização, com publicações que tratam da modelagem matemática e aplicações práticas no agronegócio. “Nosso foco é buscar soluções que além de melhorar a eficiência produtiva, também preservem a sustentabilidade ambiental e econômica, de forma a assegurar um futuro promissor para a agricultura brasileira”, conclui o professor.

Reportar erro