Home
/
Notícias
/
Medianeira
/
Professor do campus integra debates sobre Biogás em evento nacional

Professor do campus integra debates sobre Biogás em evento nacional

Publicado 5/17/2024, 3:12:18 PM, última modificação 5/17/2024, 3:12:25 PM

Nos dias 16 a 18 de abril, o professor Thiago Edwiges, atuante no Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental do Campus Medianeira e pesquisador da área, participou do evento do o 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, a convite do CIBIogás - Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante o evento, que aconteceu na cidade de Chapecó-SC, o professor apresentou ações promovidas pela UTFPR, e compôs mesa de debates sobre capacitações técnicas e mercado de trabalho, juntamente com Bruno Casagranda Neves (Unido), Flaviane Magrini (US), Tiago Palladino Delforno (SENAI), e Enio Alberto Parmeggiani (SEBRAE).

Segundo Thiago, o conhecimento científico é de grande valia, assim como a contribuição da universidade para o setor. Ele explica que, o começo tratou de substratos fáceis, tais como dejetos suínos e microrganismo simples, evoluindo para substratos mais complexos, incluindo bagaço de cana e açúcar, que foram transformados em biogás, a partir do conhecimento científico.

O professor conclui que para produzir biogás, não é necessária a academia, mas, se você objetiva otimizar a produção, reduzir mais emissões de poluentes, a academia se torna fundamental.

O Fórum, considerado o maior evento sobre Biogás no sul do Brasil, contou com o apoio do CIBiogás e da Itaipu Binacional, dentre outros colaboradores, reunindo milhares de participantes, interessados na redução de emissão de gás carbônico, energias renováveis e sustentabilidade.