25 Anos

Publicado 5/7/2018, 9:44:00 AM, última modificação 11/3/2022, 5:37:55 PM
Câmpus Pato Branco realiza solenidade comemorativa e é presenteada com o encaminhamento de doação de área para expansão

Ao completar seu Jubileu de Prata, a UTFPR – Câmpus Pato Branco, na noite de 20 de abril, no anfiteatro do Câmpus, realizou a Solenidade Comemorativa aos 25 anos de sua implantação em Pato Branco. O evento contou com a presença de autoridades locais e regionais, servidores, alunos e familiares.

A solenidade teve início com a apresentação do Coral Contraponto do Câmpus, sob a regência do professor Rodrigo Alexandre de Carvalho Xavier, que executou três músicas. A execução do Hino Nacional Brasileiro coube ao acadêmico do Curso de Administração, André Ribeiro Siemiatkouski.

Compuseram a mesa de honra, o magnífico reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professor doutor Luiz Alberto Pilatti, que presidiu a solenidade; o diretor-geral do Câmpus Pato Branco da UTFPR, professor doutor Idemir Citadin; o prefeito municipal, Augustinho Zucchi; a deputada federal, Leandre Dal Pontel; o ex-deputado federal e ministro de estado, Alceni Ângelo Guerra; e o prefeito municipal de Pato Branco, no período de 1993-1996, Delvino Longhi.

Os pronunciamentos das autoridades focaram nos momentos históricos, que culminaram na implantação do Câmpus em Pato Branco e na relevância que cada iniciativa representou nesse período transcorrido. O ex-prefeito municipal, que proporcionou a transferência do patrimônio da Fundação de Ensino Superior de Pato Branco (FUNESP) para o CEFET, Delvino Longhi, declarou que “vontade política e determinação foram fatores essenciais para a busca do anseio da população que era transferir o ensino de terceiro grau da esfera municipal para a esfera federal”. O ex-deputado federal e ministro de estado, Alceni Ângelo Guerra, a quem coube a responsabilidade de articular e convencer os gestores federais da época sobre a importância da instalação da Instituição no Sudoeste do Paraná, comentou acerca de alguns impactos decorrentes dessa iniciativa e agradeceu o trabalho realizado. “Com certeza Pato Branco tem duas fases em sua história, antes e depois da inauguração da UTFPR. Estamos colocando no mercado de trabalho, acredito que, quase mil alunos da UTFPR, em um mercado que exige conhecimento, exige tecnologia, mudando a nossa região e mudando o Brasil. E isso nós devemos a vocês. Muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem pelo Sudoeste do Paraná, pelo Brasil e especialmente por Pato Branco. Nós devemos a vocês o que nós somos hoje”, declarou Alceni.

As menções e agradecimentos à Instituição foram amplas e contemplaram a influência que a UTFPR exerce no desenvolvimento local e regional. Para a deputada Leandre, “muito mais que uma festa para comemorar os 25 anos dessa Instituição tão importante para a nossa região é uma noite para agradecermos. A instituição transformou Pato Branco e certamente levará a lugares muito maiores”.

A noite festiva foi coroada com a boa nova anunciada pelo prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, que revelou o encaminhamento à Câmara de Vereadores, de documento contendo o projeto de lei relacionado à doação de uma área de 20,8 mil m2, avaliada em 12 milhões de reais, à UTFPR – Câmpus Pato Branco, destinada à ampliação do espaço físico da universidade, com vistas à criação de novos cursos técnicos e de ensino superior.

Em seu discurso o prefeito Zucchi resgatou informações referentes à negociação dessa área e focou no reconhecimento e os impactos relacionados à existência da UTFPR no Município. “Na condição de prefeito municipal me cabe dizer o quão importante é termos uma instituição que é balizadora do ensino, difusora de tecnologia e de conhecimento e pesquisa. A universidade pública é patrimônio da população. Falo isso sempre com muita convicção. Não há nada mais importante do que conseguir fazer a diferença na vida das pessoas”, pronunciou o prefeito.

Externando um sentimento de gratidão a toda a comunidade e dizendo que a Universidade trabalha de forma coletiva para oferecer serviços de qualidade, o diretor-geral do Câmpus, doutor Idemir Citadin, assim se manifestou: “tenho 24 anos de história de UTFPR e não me lembro de nossa Instituição ter recorrido aos mandatos executivos e não ter tido respaldo. Então esse é o nosso reconhecimento. Esse respaldo sempre foi apoiado pelas legislaturas. Meu agradecimento a todos os servidores que fazem o dia a dia da universidade e também aos servidores aposentados que tanto contribuíram. De forma especial, um abraço aos estudantes da UTFPR, sem os quais toda essa homenagem não teria sentido, pois nosso maior trabalho é a formação de pessoas. A UTFPR é da comunidade e a nossa função é bem servi-la”, completou.

O reitor da UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti, focou seu pronunciamento mencionando o atual cenário e desafios vivenciados pela maioria das Instituições Federais de Ensino Superior. “As universidades são patrimônio da sociedade brasileira e vivemos um momento triste da nossa história, um momento que talvez seja das maiores ameaças que a sociedade brasileira já vivenciou, onde as Universidades vem sendo sistematicamente atacada e onde a educação não é prioridade, com constantes cortes no orçamento”, disse Pilatti. O reitor apresentou os números da UTFPR e a sua importância no contexto local, regional, nacional e internacional. “A UTFPR é uma jovem universidade. Das instituições públicas brasileiras, é a que mais oferta vagas de engenharia no Brasil. É a segunda instituição que mais oferta vagas no Brasil através do SISU e aparece, no ranking, como a segunda instituição mais importante entre as intuições jovens do Brasil com menos de 30 anos. Por conta disso, a UTFPR passou a ser enxergada por outras instituições”, considerou Pilatti. Sobre o Câmpus Pato Branco, o Reitor ponderou que “é um Câmpus diferenciado, sendo o segundo maior no sistema UTFPR e o maior do interior, com seus mais de 4 mil alunos e mais de 400 servidores, tendo sido o primeiro Câmpus fora de sede (capital) no Brasil a ofertar um programa de doutorado”. Expressando o reconhecimento ao trabalho aqui realizado, Pilatti disse que “só tenho a agradecer a cada uma das pessoas que construíram, dentro e fora dos muros da nossa Instituição, essa possibilidade ímpar que Pato Branco tem e que pode ser considerada uma outra cidade ao longo desses 25 anos de história da UTFPR nesse município”.

Dentre as atrações culturais da noite se apresentaram a Camerata Juvenil UTFPR sob a direção da Professora Ellen Carolina Ott e a Camerata UTFPR sob a direção do maestro Enaldo Oliveira, do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Encerrando a programação da solenidade, foi exibido o vídeo documentário comemorativo aos 25 anos do Câmpus, produzido pelos servidores Alessandro Santi, Aruanã Antonio dos Passos e Leandro Zago e as entrevistas com servidores e algumas das autoridades que prestigiaram o evento podem ser conferidas no canal da UTFPR – Câmpus Pato Branco no Youtube.

Histórico sintetizado e indicadores do Câmpus Pato Branco

Tendo iniciado suas atividades em março de 1993 e inaugurada em 17 de abril do mesmo ano, com a oferta de dois cursos técnicos pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), rapidamente a Instituição cresceu e abrigou seis cursos superiores em processo de incorporação da Fundação de Ensino Superior de Pato Branco (FUNESP). Desde 2005 como Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conta atualmente com um curso técnico-integrado, 13 cursos de graduação e oito programas de pós-graduação stricto sensu, além da oferta de vários cursos de especialização lato sensu e de atividades de extensão na forma de cursos, palestras e outros.

Atualmente, o Câmpus Pato Branco possui uma área total de mais de 517 mil m2, cuja área construída ultrapassa os 50 mil m2. Conta com um quadro total de 4.277 alunos, oriundos de diversas partes do país e para manter a oferta de cursos possui quadro de 426 servidores, sendo 292 docentes efetivos (186 doutores, 99 mestres e 7 especialistas), 43 docentes contratados (6 doutores, 19 mestres, 10 especialistas e 8 graduados) e 91 técnico-administrativos. Somam-se ao quadro de colaboradores, 97 estagiários e 76 funcionários de empresas de serviços terceirizados.

Reportar erro