Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
2º Fórum Pato Branco

2º Fórum Pato Branco

Publicado 12/9/2022, 10:33:50 AM, última modificação 12/9/2022, 10:41:20 AM
UTFPR-PB participa do 2º Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo, destacando, no Painel Sustentabilidade e Inovação, as realizações da universidade no contexto de tecnologia e sustentabilidade

2º Fórum Pato Branco

Nos dias 1 e 2 de dezembro, ocorreu o 2º Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo. O Fórum trouxe diversas personalidades da cidade para palestras, assim como convidados externos, para discutirem os assuntos: a sustentabilidade ambiental; a força do esporte na comunidade; o filme A Revolta dos Colonos; festivais de música e talentos musicais do município; educação pública; empreendedorismo; e literatura em um contexto histórico.

O professor Gilson Ditzel Santos, Diretor-Geral da UTFPR Campus Pato Branco, realizou uma fala no Painel de Sustentabilidade e Inovação, na qual mostrou realizações da universidade no contexto de tecnologia e sustentabilidade. Destaques foram para a formação de graduados e pós-graduados, por meio da imersão em projetos de pesquisa e extensão orientados para a sustentabilidade. Um dos exemplos citados foi a equipe Pato a Jato de eficiência energética, que é tetracampeã nacional.

Também foram apresentadas pesquisas realizadas no nosso campus com potencial de aplicação, como o projeto do professor Péricles Inácio Khalaf, do Departamento de Química (DAQUI): um dispositivo que realiza a produção de água ativada por plasma (APP) para a agricultura. A ideia é produzir localmente a AAP, com custo reduzido e alta eficiência energética para ser utilizado na agricultura como fonte de fertilizante (foliar e radicular), tratamento de sementes (promovendo a desinfecção e aumentando a taxa germinação), controle de pragas e controle de pH. 

Além de formar profissionais comprometidos com a sustentabilidade e desenvolver pesquisas que buscam resolver problemas da sociedade, a gestão do campus busca cumprir com sua responsabilidade social, ambiental e econômica. Um exemplo é o uso de energia fotovoltaica e de lâmpadas de LED pelo campus, com a redução de, em média, 60% das despesas com energia elétrica (conferir o número), bem como a captação de águas pluviais.

O evento foi realizado por Curruíra Conteúdo & Comunicação e contou com o apoio cultural da Atlas Eletrodomésticos, Sebrae, Inplasul e BRDE. Também foi transmitido ao vivo e está salvo por completo no canal do YouTube do Fórum Pato Branco. Os idealizadores do Fórum Pato Branco - Cidadão para o Mundo são o jornalista Ivanir José Bortot, o apresentador de televisão Cesar Setti e o fotógrafo Rudi Bodanese.