Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
30 Anos da UTFPR Campus Pato Branco

30 Anos da UTFPR Campus Pato Branco

Publicado 5/8/2023, 4:55:29 PM, última modificação 5/9/2023, 1:04:35 PM
Universidade comemora suas três décadas com uma programação intensa de eventos e atividades comemorativas

O Campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) completou, no dia 17 de abril, seus 30 anos. São três décadas de contribuição para o desenvolvimento regional, colaborando para a concretização de sonhos, auxiliando na melhoria da vida das pessoas por meio do seu trabalho nos diferentes campos da ciência nos quais atua: engenharias, ciências agrárias, ciências humanas, licenciaturas e tecnologias.

Ao longo desses honrosos 30 anos, desde sua implantação em 1993, como CEFET-PR, a UTFPR Pato Branco tem se destacado por uma história de reconhecido sucesso junto ao cenário educacional brasileiro e internacional, graças ao comprometimento de todos que por aqui passaram e contribuíram para essa história de sucesso: alunos, servidores, colaboradores terceirizados, empresas e instituições parceiras. Para celebrar tudo isso, foi planejada uma programação que envolvesse tanto a comunidade acadêmica quanto proporcionasse a interação com a comunidade externa. 

A programação iniciou com a participação da UTFPR-PB no Circuito SESC/UTFPR de Corridas, etapa Pato Branco, no dia 19 de março de 2023. O evento reuniu cerca de 360 atletas, sendo 30 deles servidores da UTFPR-PB, além de alguns alunos. A comunidade acadêmica da UTFPR-PB também participou como voluntária na Equipe de Apoio da Corrida: 30 alunos de diversos cursos e 10 servidores auxiliaram o SESC em diversas atividades, como recepção, entrega de água e frutas, montagem do ambiente, premiação, fotos, entre outras atividades.

Já no último sábado, 15 de abril, foi realizado o Baile em Comemoração aos 30 anos da UTFPR-PB, no Clube Pinheiros. O evento iniciou com uma cerimônia, que contou um pouco da história da universidade, bem como do orgulho em comemorar seus 30 anos de história em Pato Branco, e homenageou os servidores com 30 anos de serviços prestados à Instituição. Além deles, foram homenageados quatro ex-diretores do campus presentes na cerimônia: Sérgio Eduardo Gouvêa, Roberto Candido, Tangriani Simioni Assmann e Idemir Citadin. Egressos e ex-prefeitos do município presentes no evento também foram lembrados.

A solenidade foi encerrada com os pronunciamentos do Prefeito Municipal de Pato Branco, Robson Cantu; do Diretor-Geral do Campus Pato Branco da UTFPR, Professor Gilson Ditzel Santos; e da Vice-Reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professora Tangriani Simioni Assmann. Após, foi servido o Buffet e, na sequência, iniciou-se o baile.

Esse evento aconteceu graças ao apoio da ASSUTEF-PB – Associação de Servidores do Campus Pato Branco, que abraçou a ideia e tornou possível a sua concretização. Também teve o patrocínio da Cresol, Aramart, NS Energia, Zancanaro, Ampernet, Limber, Photo Magic e Gráfica Imprepel. Como o evento foi sem fins lucrativos, parte do lucro da copa e possíveis valores excedentes serão repassados para a FUNDABEM, que é parceira da UTFPR-PB.

No dia do aniversário, segunda-feira, 17 de abril, a programação teve início às 13h30, quando, durante a sessão daCâmara Municipal de Pato Branco, o campus foi homenageado com a entrega de uma Moção de Aplauso.

Logo após, às 16h, ocorreu a Entronização (Descerramento de Quadro) do ex-Diretor-Geral, professor Idemir Citadin, na Galeria de Quadros de ex-Diretores-Gerais que fica na Sala de Reuniões do Bloco B, 2º andar. O momento foi de emoção para os presentes e para o professor Idemir, ao relembrar toda sua trajetória e trabalho como diretor-geral durante dois mandatos.

Às 16h30, nopátio entre os Blocos M e N, realizou-se aCerimônia de fechamento da Cápsula do Tempo. Esse projeto foi preparado, pela Comissão de Valorização da História do Campus Pato Branco, para representar um marco inesquecível na nossa história. A ideia é que esta cápsula seja aberta daqui 20 anos, por ocasião do cinquentenário anos do campus. Dentro da cápsula, foram guardadas fotos de servidores e alunos, cartas com experiências e expectativas com relação à UTFPR-PB, entre outros documentos e objetos representativos para o momento atual da universidade, com o objetivo de recordarmos desse marco histórico com orgulho.

Após o fechamento da cápsula do tempo, o Sindicato dos Docentes da UTFPR (SINDUTF-PR) serviu um bolo de aniversário no pátio entre os blocos M e N, onde estiveram presentes alunos e servidores.

As festividades do dia do aniversário foram concluídas à noite, às 19h30, com a apresentação da peçateatral A Grande Máquina, montada pelo Grupo de Teatro Artífice especialmente para essa ocasião. O público lotou o Anfiteatro e pôde desfrutar de uma linda peça, muito bem estruturada e representada pelos componentes do grupo. Mais uma vez, o Grupo de Teatro Artífice fez um trabalho incrível. A peça teria uma nova apresentação no dia 19 de abril, à tarde, mas foi adiada para uma nova data a ser marcada.

Na terça-feira, 18 de abril, como parte das atividades comemorativas, aconteceu a Aula Inaugural do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, às 19h, no Anfiteatro, marcando a Abertura Oficial do referido curso. O objetivo dessa aula foi apresentar o novo curso aos alunos e à comunidade regional.

Participaram dessa atividade o professor Pedro Luis Faggion, representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e a Câmara Especializada de Agrimensura; o Engenheiro Civil Diogo Artur Tocacelli Colella, representando o CREA-PR Regional de Pato Branco; o professor Carlos Aurélio Nadal, representando a Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos (ABEC-PR); e o professor Luis Augusto Koenig Veiga, representando a UFPR – Departamento de Geomática / Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

Para encerrar a programação, teremos ainda a Gincana dos 30 anos da UTFPR-PB, que acontecerá de 15 a 19 de maio. As Inscriçõesjá estão abertas e podem ser realizadas até o dia26 de abril. Cada equipe poderá ter de 10 a 20 componentes. Cada equipe deverá ter no mínimo dois servidores, que serão inscritos como responsáveis pela referida equipe. As demais regras para participar estão noRegulamento da Gincana.