Ações de Internacionalização
Os Programas de Pós-Graduação do Campus Pato Branco têm realizado diversas ações com objetivo de ampliar suas inserções internacionais, principalmente através de parcerias com outras instituições e projetos de pesquisa em cooperação. Essas parcerias geram diversos resultados, desde experiências internacionais de discentes e pesquisadores a publicações científicas de alto impacto, da promoção de disciplinas conjuntas ao uso de laboratórios em cooperação.
Entre as instituições com as quais a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco tem intensificado tais ações está a UNAM - Universidade Nacional de Misiones, localizada no noroeste da Argentina, com campi nas cidades de Posadas, El Dorado e Oberá. Os programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG) têm sido protagonistas na parceria com a UNAM, com projetos interinstitucionais de doutorado (DINTER-PPGDR) e mestrado (MINTER-PPGAG).
Nos dias 05 e 06 de junho de 2024, a UTFPR-PB recebeu o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Roberto Guidek, da UNAM. Além de diversas tratativas relacionadas ao DINTER-PPGDR, com o coordenador do programa e coordenador do projeto interinstitucional de doutorado, foi realizada também uma reunião com a Direção-Geral e Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) com o objetivo de reforçar a parceria no âmbito das trocas de experiências e pesquisas realizadas entre docentes de ambas instituições.
Como resultados, foram definidas metas no sentido de intensificar e avaliar oportunidades para o estabelecimento de novas ações e estudos desenvolvidos em conjunto, uma vez que a UNAM possui Programas de Mestrado e Doutorado alinhados aos campos de pesquisa desenvolvidos na UTFPR-PB. Dentre os campos, destacam-se o Programa de Mestrado em Tecnologia de Alimentos, Mestrado em Tecnologia da Informação, Doutorado em Ciências Humanas e Sociais, Mestrado em Desenvolvimento Rural, Doutorado em Engenharia, Mestrado em Engenharia Energética, Mestrado em Engenharia Eletrônica, entre outros.
A partir da visita, a DIRPPG-PB estabeleceu diálogo com pesquisadores dos PPGs a fim de identificar interações que podem ser efetivadas entre as instituições. Desta forma, espera-se ampliar a internacionalização nos Programas nas diversas áreas atuantes no campus, tanto através de novas atividades acadêmicas como também do intercâmbio entre docentes e discentes de ambas instituições.