Agrimensura

Publicado 2/16/2018, 11:32:17 AM, última modificação 11/3/2022, 5:37:40 PM
UTFPR ministra capacitação a professores da rede municipal sobre o uso do ATLAS Pato Branco

Na segunda-feira, 05 de fevereiro, os professores do departamento acadêmico de Agrimensura (DAAGRI), Danielli Batistella e Silvio Henrique Delesposte Andolfato, ministraram uma capacitação a um grupo de aproximadamente 50 professores da Rede Municipal de Ensino, sobre o uso do aplicativo ATLAS Pato Branco em sala de aula.

O ATLAS Pato Branco é um aplicativo educacional interativo desenvolvido através de projeto de extensão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A proposta do aplicativo baseia-se nas teorias de Gardner e Piaget, que enfatiza a necessidade do desenvolvimento da inteligência espacial na criança e o domínio das relações e conservações topológicas, projetivas e euclidianas, respectivamente. A cartografia é uma das ferramentas utilizadas para a construção dessa habilidade. 

A metodologia utilizada durante a capacitação se deu através da utilização dos tablets que são fornecidos aos professores e alunos por meio do programa de inclusão digital desenvolvido pela Prefeitura Municipal. Durante o curso, os professores puderam aprimorar os conhecimentos na área de cartografia com ênfase na realidade do município, destacando a localização das escolas, bairros, comunidades rurais, rodovias, hidrografia, bem como reforçando os principais conceitos de orientação espacial e propriamente da geografia. 

Para a professora Danielli, “a inciativa oportunizou aos professores da rede municipal agregarem conhecimentos em relação ao aplicativo e irá facilitar a aprendizagem dos alunos durante o ensino dos conteúdos de história e geografia, além de proporcionar a esses públicos maior conhecimento acerca da realidade do Município”.

O aplicativo está disponível para acesso no site da UTFPR através do endereço www.pb.utfpr.edu.br/atlaspatobranco.

Reportar erro