Aprovação das Priorizações para a quarta etapa do Planejamento Participativo da UTFPR-PB
No dia 6 de setembro de 2024, ocorreu a reunião do Conselho de Campus da UTFPR – Pato Branco, no Miniauditório, com início às 14h. Durante a reunião, foi discutida e aprovada a proposta de priorização de objetivos, metas e ações a serem trabalhados pela Direção-Geral (DIRGE) e pelas diretorias específicas — Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) e Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD) — até o final de maio de 2025, como parte da quarta etapa do Planejamento Participativo da UTFPR-PB. A gravação da reunião está disponível no canal oficial da UTFPR-PB no YouTube.
A proposta aprovada foi construída a partir das necessidades apontadas pelos Planejamentos Estratégicos dos cursos de graduação e pós-graduação do campus. Desde o segundo semestre de 2022, as coordenações dos cursos de graduação foram orientadas a desenvolverem esses planejamentos, tomando como referência a experiência dos cursos de pós-graduação. Nos períodos de planejamento e capacitação dos dois semestres de 2024, foram oportunizados momentos específicos para a construção desses documentos. Assim, os Planejamentos Estratégicos dos cursos serviram de base para a elaboração da proposta final.
Além dos cursos de graduação e pós-graduação, as diretorias especializadas também reuniram seus departamentos acadêmicos e administrativos, definindo quais objetivos devem ser priorizados, metas a serem atingidas e ações a serem implementadas até o primeiro semestre de 2025.
O modelo de gestão adotado pela Direção-Geral da UTFPR-PB durante o período de 2021-2025 segue o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), uma metodologia gerencial amplamente utilizada para promover a melhoria contínua em processos, produtos e serviços. A aprovação da proposta de priorização de objetivos representa a etapa Plan desse ciclo, que orienta a identificação de problemas, a implementação de soluções e o monitoramento dos resultados de forma sistemática.
O Conselho de Campus conta com membros natos, como os diretores de área e chefias das coordenadorias de gestão de recursos humanos e de tecnologia da informação, além de membros eleitos entre os docentes, técnicos administrativos e discentes (graduação e pós-graduação). As reuniões são organizadas pela secretaria do Conselho.
A aplicação do Ciclo PDCA é vista como uma ferramenta poderosa para que as organizações alcancem seus objetivos de forma mais eficiente e eficaz, otimizando a identificação e solução de problemas, melhorando processos e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, como no caso da UTFPR-PB.
Conforme destaca o servidor Antônio Carlos Mazzetti, do Departamento de Materiais e Patrimônio, e um dos conselheiros presentes na reunião no dia 6 de setembro, “a importância desse planejamento participativo está em oportunizar aos departamentos e servidores do Campus a participação nas decisões estratégicas da Gestão. Cada Diretoria, e seus respectivos departamentos, têm propriedade e conhecimento contextual de suas realidades e necessidades. A abertura à participação torna-se, assim, uma poderosa contribuição ao Gestor. E cabe a este Conselho referendar tal contribuição”.