Aula Magna

Publicado 3/11/2020, 12:25:44 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:58 PM
PPGDR inicia as atividades letivas de 2020 debatendo o tema “Papel do discente no programa de pós-graduação”

No próximo dia 16 de março, às 16h30min, no anfiteatro do Câmpus Pato Branco, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) realizará a Aula Magna do PPGDR 2020, 2ª turma do Doutorado e 11ª turma do Mestrado.

A conferência será ministrada pelo professor doutor Clovis Ultramari, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Coordenador da área de Planejamento Urbano e Regional/Demográfica – CAPES. O professor Clóvis é Bolsista Produtividade do CNPq, pelo reconhecimento do mérito de sua pesquisa em Gestão Urbana. Teve a oportunidade de atuar como professor visitante junto às Universidades da Califórnia/ Los Angeles, Universidade George Washington, e Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).

Tradicionalmente, o início das atividades acadêmicas das novas turmas do PPGDR, vêm sendo marcados pela realização de uma Aula Magna, a qual tem o objetivo de inspirar alunos e docentes a superarem os desafios postos. Este ano, o tema proposto pelo prof. Clóvis versa sobre o "Papel do discente no programa de pós-graduação". Um tema que motiva a discussão sobre a atuação discente na pós-graduação, frente aos critérios de avaliação definidos pela CAPES. A partir deste quadriênio, que iniciou em 2017, os critérios de avaliação dos programas são três: 1. Avaliação do funcionamento, estrutura e planejamento; 2. Qualidade da formação discente; 3. Impacto na Sociedade.

Para a equipe docente do PPGDR, o tema a ser discutido na Aula Magna interessa não apenas à comunidade de alunos e docentes já inseridos no Programa, mas a todos àqueles que desejam se inserir a partir do próximo processo seletivo e, também, à todas as organizações e pessoas envolvidas com atividades que convergem para o desenvolvimento regional. O PPGDR busca sempre fomentar o desenvolvimento regional por meio da formação qualificada de mestres e doutores, bem como por meio de pesquisas aplicadas, desenvolvidas de forma cooperativa e que produzam melhorias para a comunidade”, destacou a coordenadora.

O evento tem como público-alvo os mestrandos do Programa, acadêmicos, docentes e pesquisadores, sendo aberto a toda a comunidade interessada no tema.

Reportar erro