BAJA

Publicado 3/9/2020, 11:54:22 AM, última modificação 11/3/2022, 5:38:58 PM
Estaremos na 26ª Competição BAJA SAE Brasil - Etapa Nacional, em São José dos Campos (SP)

Ano letivo rodando e nossos acadêmicos da Equipe Pato BAJA, já têm um grande desafio nesta semana: colocar o ATLAS II à prova, desta vez, na 26ª Competição BAJA SAE Brasil - Etapa Nacional. O evento acontecerá em São José dos Campos (SP), de 11 a 15 de março.

Em sua trajetória, a Equipe Pato BAJA conquistou bons resultados com o ATLAS II, sagrando-se a campeã da Prova de Tração, além de conseguir excelentes resultados nas demais provas, como por exemplo: 3º lugar no Enduro de resistência, 3º lugar na prova de conforto, 3º lugar na prova de retomada, e 3º lugar no Super-prime no Baja Sul 2019.

O projeto e desenvolvimento do protótipo Atlas II, vem da melhoria do Atlas I, que foi iniciado no ano de 2018. Em 2019 foi modificada a parte traseira do protótipo e com isso a suspensão foi alterada, além do posicionamento do powertrain e freio, como o regulamento diz, o chassi do protótipo só pode ser usado por dois anos, sendo assim a despedida do Atlas II das competições

Segundo a acadêmica de Engenharia Mecânica e capitã da equipe, Anna Luisa Zarth Scheffer, “A Equipe pretende se despedir do Atlas II com bons resultados nacionais, trazendo novamente o título de Melhor Tração do Brasil e pretendendo deixar o nome da UTFPR e de Pato Branco entre as 10 melhores equipes de BAJA do Brasil”, declarou.

A equipe é formada atualmente por 28 alunos dos cursos de engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, orientados pelos professores Ricardo Bernardi e Adelino Maccarini, tendo por objetivo projetar, dimensionar e fabricar um protótipo baja.

Atlas II durante a prova de enduro, em Caxias do Sul, em novembro de 2019. Foto: Helena Faleiros (Comunicação da Equipe BOMBAJA).