Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Brincando e aprendendo

Brincando e aprendendo

Publicado 4/15/2020, 3:39:36 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:00 PM
GEAstro oferta atividades lúdicas voltadas ao ensino da Astronomia e Astronáutica para crianças

Arte de divulgação da iniciativa "Brincando e Aprendendo sobre Astronomia e Astronáutica

Dentre os vários projetos do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (UTFPR), Câmpus Pato Branco, está a iniciativa "Brincando e aprendendo sobre Astronomia e Astronáutica”, desenvolvido com o intuito de facilitar a comunicação, estudo, ensino e acesso à informação sobre as Ciências Espaciais, voltadas para as crianças, em conjunto com suas famílias, fazendo uso de materiais de baixo custo e fácil acesso.

A ação faz parte do projeto “Divulgando Astronomia através das Mídias Digitais”, e foi elaborada pensando neste período de isolamento, o qual demanda criatividade das famílias e dos professores para manterem o ritmo de aprendizado das crianças que tiveram as aulas suspensas por causa do coronavírus.

O projeto, desenvolvido pela professora do departamento acadêmico de Física (Dafis), e coordenadora do GEAstro, Clementina Verginia Andreolla, em conjunto com bolsistas e voluntários do Grupo, consiste em duas fases. Na primeira etapa, algumas atividades foram disponibilizadas no site do GEAstro. Vídeos educativos, questionários, oficinas, cruzadinhas, atividades práticas, jogo da memória, caça-palavras, enigmas, desenhos para colorir, e vários outros passatempos distribuídos conforme as faixas etárias, fundamentados nas leis de educação vigentes atualmente, fazem parte do projeto.

De acordo com a coordenadora, os materiais disponibilizados no site são fundamentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e foram revisados e divididos por níveis que contemplam todas as faixas etárias das crianças: Infantil (1 a 5 anos); Nível  1 (6 a 8 anos); Nível 2 (9 a 11 anos) e Nível 3 (12 a 14 anos).

A segunda fase teve início nesta segunda-feira (13). As crianças poderão encaminhar desenhos, tirinhas, HQ’s, livrinhos, com o tema Astronomia e Astronáutica para o GEAstro. “O material enviado será analisado, e a partir dessa análise, nós iremos publicar no nosso site e redes sociais o material produzido por essas crianças, seguindo autorização de documentação dos pais”, informou a coordenadora Tina.

Para participar e ter o trabalho publicado no site do GEAstro, basta acessar o site http://www.pb.utfpr.edu.br/geastro/ e enviar os trabalhos.