Cidadania

Publicado 3/13/2018, 5:20:44 PM, última modificação 11/3/2022, 5:37:47 PM
Engenharia Civil da UTFPR se mobiliza em Trote Solidário na FUNDABEM

Entrar na universidade é um momento cheio de alegrias e de festejar uma grande conquista. Dentre os momentos mais marcantes na vida acadêmica, o trote dos calouros, sempre é lembrando e esperado por todos. Mas que tal unir uma experiência marcante de ingresso no curso superior, com atos de solidariedade? Foi pensando nisso que a Coordenação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR - Câmpus Pato Branco vem organizando, a cada início de semestre letivo, em parceria com o Centro Acadêmico do curso, uma ação solidária com a participação de professores, alunos veteranos e, especialmente, os calouros da Engenharia Civil em diversas instituições.

Neste primeiro semestre de 2018 não foi diferente. No dia nove de março a instituição escolhida foi a Fundabem, que presta o atendimento a crianças e adolescentes carentes em situação de risco pessoal e social, em regime de semi-internato. A FUNDABEM acolhe cerca de 150 crianças e adolescentes de diversos bairros do município, nas faixas etárias de 05 a 15 anos, fazendo um trabalho social relevante.

O trabalho dos alunos ingressantes e veteranos consistiu na pintura de cinco salas de aula e vinte portas dos banheiros (na cor azul e rosa). Antes disso, durante a semana, foi feito previamente o reparo do reboco de algumas paredes e houve preparação das superfícies a serem pintadas. A Prefeitura Municipal de Pato Branco ajudou doando tintas, tinner e massa acrílica. As empresas Prepel Presentes e Papelaria, Shopping das Tintas e Criare Papelaria doaram rolos de lã de carneiro e pincéis para a pintura, além de fita crepe e outros materiais, ao passo que a Casa do MDF doou chapas de MDF já cortadas e preparadas em faixas a serem colocadas em todo o perímetro das salas de aula, para proteção das paredes ao encosto das cadeiras das crianças, o que acaba danificando a pintura.

Após a chegada na FUNDABEM, os alunos foram divididos em dois grupos: enquanto um grupo cuidava da primeira demão de tinta, o outro se dedicava a confraternizar com as crianças da FUNDABEM, com diversas brincadeiras, música, pintura, numa tarde de muita alegria. Após concluída a primeira demão, aconteceu um lanche coletivo e, em seguida, os grupos inverteram as atividades, fazendo uma segunda demão de tinta e concluindo o serviço.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Gustavo Lacerda Dias, relatou sua experiência : "Este projeto de extensão, que já está na quinta edição, só é possível devido à participação efetiva de professores e alunos veteranos do curso. O Centro Acadêmico de Engenharia Civil tem se fortalecido a cada ano e é admirável a capacidade de organização e participação entusiasmada destes alunos em diversas atividades feitas em parceria com a Coordenação de Curso. Foi formidável ver por um lado o benefício concreto das paredes e portas pintadas e renovadas de forma gratuita para a Fundabem, mas foi ainda mais gratificante ver a carinha de cada criança brincando e convivendo com os alunos da UTFPR. Certamente é uma forma de trazer consciência de cidadania a estes jovens, para que adquiram uma visão mais humana da sociedade", declarou o coordenador.

 Em depoimento, a aluna Júlia Manfroi Lattmann que está no 8°. período do curso disse:

"Como responsável pela equipe organizadora, posso dizer que fiquei encantada com o esforço que todos dedicaram a esta ação. Foi incrível o engajamento dos calouros, veteranos e professores, tanto com os serviços de pintura como com as crianças. Com projetos assim, desenvolvemos conhecimento técnico e incluímos os alunos em ações sociais. Tenho muito a agradecer pelo apoio da coordenação do curso, da Prefeitura Municipal e de diversos estabelecimentos que nos ajudaram com doações de materiais. Foi um trabalho muito bonito e que deixou o ambiente ainda melhor para as crianças da FUNDABEM", externou a acadêmica.

 Já o acadêmico Carlos Eduardo De Morais Lavandoski, que também está no 8° período, comentou sobre sua participação: “Foi muito gratificante ter participado da organização do Trote Solidário deste semestre, e poder ver a felicidade das crianças com as brincadeiras e com as salas novas. Ficamos muito felizes também, por termos conseguido muitas doações de brinquedos, e por quase toda a turma dos calouros ter participado deste trote um pouco diferente.”

A caloura Monique Cristina Scaion também expressou sua alegria: “O trote solidário foi muito legal. Nós brincamos com as crianças e conseguimos perceber no olhar delas, a simplicidade e a felicidade dentro de cada uma. Além de fazermos uma boa ação, aprendemos demais com as crianças, e sobre como a integração com elas é muito importante. A gente percebe nesses momentos, o quão cada gesto simples que fazemos, é super válido e faz outra pessoa sorrir espontaneamente. Ver o sorriso e a felicidade das crianças não tem preço, é uma das melhores sensações que já tive”, avaliou a acadêmica.

A ação foi coordenada pelo professor Gustavo Lacerda Dias e com a participação dos professores Heloíza Benetti Piassa e Normélio Vítor Fracaro, do departamento acadêmico de Construção Civil.

Reportar erro