Competição Pato' incentiva estudantes com desafios de derivadas
Aconteceu no dia 29/05/2024 a segunda, e última, etapa da Pato’: Uma gincana de derivadas (lê-se “Pato linha”). Para quem ainda não conhece, a Pato’ é uma gincana que visa motivar o estudo do conteúdo de derivadas por parte dos estudantes de graduação da UTFPR Campus Pato Branco e do Centro Universitário Mater Dei (Unimater). Sendo assim, os acadêmicos de todos os cursos de ambas as instituições foram convidados a participar da competição.
Esta competição,que está registrada como um projeto de extensão, foi organizada pelo Grupo de Disciplina de Cálculo 1, sob a coordenação dos professores Mateus Eduardo Salomão e Marieli Musial Tumelero, ambos do Departamento de Matemática (DAMAT), e contou com o patrocínio (por meio de edital) da TransGoss Transporte e Logística, Criare Papel e Café, Restaurante e Pizzaria Mãos na Massa, Cosméticos Amora e Massafera Burger. Além disso, o evento também contou com o aporte da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PB) e do Edital Conjunto PROREC PROGRAD Nº 01/2023.
A primeira etapa, que foi realizada no dia 22/05/2024, classificou as 16 melhores equipes (em chaveamento olímpico) para a etapa final, que foi realizada durante a tarde do dia 29/05 no anfiteatro do Campus Pato Branco da UTFPR. A gincana contou com os confrontos das equipes classificadas que acompanhavam ansiosos a vez de irem ao quadro para tentar a classificação para a fase seguinte. Na final, a equipe 100Limites (composta pelos acadêmicos Matheus Cavalcante Silva e Amarildo Piovesan Junior) ganhou da equipe Imaginários de Madrid (composta pelos acadêmicos Samuel Minuzzo e Murilo Severo) e sagrou-se a grande campeã da competição. Além disso, na disputa de terceiro lugar, a equipe Epsilon e Delta (formada pelos acadêmicos Eduardo Furlan e Gileade Trentin Detogni) derrotou a equipe Percystentes (composta pelas acadêmicas Maria Cristina Fabiane e Caroline Morelli da Silveira).
Os nomes das equipes faziam parte da diversão, e os acadêmicos foram muito criativos utilizando notações e expressões matemáticas envolvidas no conceito de derivadas para criar estes nomes. Por exemplo: Amare’ (lê-se “Amarelinha”), À deriva, Estre’ (lê-se: estrelinha), Sélu’ (lê-se “Sélu linha”), dentre outros.
No final, motivados por depoimentos de alunos participantes e expectadores, podemos concluir que a Pato’ foi um grande sucesso e agradou a vários estudantes, que ficaram ansiosos e aguardam pela próxima edição. Ademais, os campeões da Pato’ foram classificados para serem os representantes da UTFPR Campus Pato Branco na Olimpíada Regional de Derivadas, que deverá ocorrer no segundo semestre naUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp).