Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Consulta pública

Consulta pública

Publicado 6/17/2020, 7:54:52 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:06 PM
Debates com candidatos a reitor acontecem nos dias 19 e 27 de junho

Debate entre candidatos a reitor ocorre nesta sexta-feira, 19 de junho (Imagem: Freepik)

Colégio Eleitoral da UTFPR divulgou as datas para realização de debates com os candidatos ao cargo de reitor da instituição: Luiz Alberto PILATTI e Marcos Flávio de Oliveira SCHIEFLER Filho. Os eventos acontecem nos dias 19 de junho, às 19h, e 27 do mesmo mês, às 17h, com transmissão online pelo canal UTFPR Transmissões, no YouTube.

Cada debate vai ter 2 horas de duração, em cinco blocos distintos. A atuação do mediador externo, contratado pelas duas chapas, deve garantir o cumprimento das normas e assegurar que haja tempos iguais de fala. 

No primeiro momento, devem ser divulgadas as regras do debate e lidos os currículos dos candidatos. No segundo período, vai haver a apresentação pessoal e dos planos de gestão. Já, no terceiro, vão ser respondidas questões enviadas previamente pela comunidade acadêmica, de acordo com sorteio realizado pelo mediador ao vivo.

Após um breve intervalo, deve ocorrer o quarto bloco, em que os candidatos devem fazer perguntas entre si sobre educação superior, políticas educacionais e de gestão institucional. A quinta parte vai ser reservada para as considerações finais dos concorrentes.

O debate conta com dois organizadores e um fiscal técnico de ambas as chapas. Confira a seguir a sistemática programada:

Datas e horários:
19 de junho, às 19h
27 de junho, às 17h

Bloco

Tempo

Programação

1

10 min

Instalação da mesa, com a apresentação das regras do debate e a leitura dos currículos dos candidatos

2

10 min

Apresentação pessoal dos candidatos e de seus Planos de Gestão para Universidade nos próximos 4 anos

3

42 min

Respostas às perguntas enviadas previamente pelos integrantes dos três segmentos da comunidade universitária, sorteadas ao vivo pelo mediador

Intervalo

4 min

Tempo livre para os candidatos

4

42 min

Pergunta face a face pelos candidatos sobre tema livre relacionado à: políticas educacionais, educação superior (ensino, pesquisa e extensão) e políticas e gestão institucional

5

12 min

Considerações finais por parte dos candidatos

Participação da Comunidade

O regulamento do debate prevê ainda a participação da comunidade por meio do envio de perguntas para serem sorteadas durante o evento. Para o primeiro debate, as questões devem ser encaminhadas até as 14h desta quinta-feira, 18 de junho, para consultacomunidade@utfpr.edu.br, observando os seguintes critérios:

1) Assunto do e-mail: Perguntas para debate de candidatos a reitores da UTFPR – 2020;
2) Segmento do (a) perguntante (se discente, docente, técnico-administrativo ou entidade - neste caso, informar qual a entidade);
3) Câmpus do (a) perguntante;
4) Tema geral (exemplo: ensino, inclusão, restaurante universitário, pesquisa, saúde mental, autonomia universitária etc.);
5) Descrição da pergunta (elaborada da forma mais direta e objetiva possível; a pergunta será lida pelo mediador da forma como encaminhada via e-mail).

Serão descartadas questões propostas que versem sobre situações de cunho pessoal, direcionadas a um candidato específico.

Acompanhe o processo pela Página do Colégio Eleitoral.