Cultura

Publicado 10/5/2018, 5:07:42 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:12 PM
Mateada Farroupilha foi destaque na UTFPR-PB

Com a nobre missão de manter acesa a chama da tradição, foi que de 18 a 20 de setembro, bem ao costume antigo e simples, aconteceu a Mateada Farroupilha 2018 da UTFPR-PB. Evento este que já se repete, ao longo de seis anos.

A ocasião faz parte das comemorações da Semana Farroupilha, data marcante por seu tradicionalismo e afirmação da cultura sulista, repleta de muita música, dança, apresentações da cultura gaúcha, regada a um bom mate! Este é um projeto de extensão que integra a universidade com a cultura gaúcha difundindo os hábitos e costumes do povo do sul do Brasil.

A Mateada Farroupilha 2018 teve início com a alunos e professores indo ao encontro dos cavaleiros que trouxeram a chama crioula de uma fazenda de Pato Branco, cultivando a história e a tradição dos antepassados. Na ocasião houve a troca da chama pela bandeira da Instituição, onde uma aluna seguiu-a desfilando com os demais cavaleiros e bandeiras pela cidade, até o Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

Com a chama crioula recebida, deu-se então o início das atividades do evento. Nos dias seguidos da Mateada, que aconteceu no pátio do Câmpus, a comunidade acadêmica pode apreciar várias demonstrações culturais de amor a cultura farroupilha e elementos artísticos trazidos pelo CTG de Pato Branco, como: declamações de poesias gauchescas, degustação do mate, exposição das indumentárias, utensílios e objetos de costumes gaúchos, alunos tocando gaita e violão, além de canto e danças típicas animando o evento.

A comissão organizadora sentiu-se agradecida a comunidade universitária e obteve um excelente retorno da participação de todos os envolvidos no evento.

Reportar erro