Cultura
Na semana de 23 a 27 de outubro, o Departamento de Biblioteca, da UTFPR, Campus Pato Branco, organizou uma programação comemorativa, alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrada desde 1980 (Decreto nº 84.631).
As atividades realizadas visaram incentivar a leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.
A programação iniciou com duas ações que passam a ser regulares e coordenadas pela Biblioteca do Campus: Tô na Estante, divulgação mensal da relação das novas obras inseridas no acervo do Campus; e Vitrine – Dicas de Leitura, divulgação de sinopses e percepções sobre obras, enviadas por leitores da comunidade acadêmica. Esta ação ocorrerá no formato de fluxo contínuo e toda a comunidade pode participar enviando as indicações para a Biblioteca.
No viés de valorização das produções literárias e científicas dos servidores e alunos, destacou-se na programação o primeiro evento Lançamento de Livros – Pratas da Casa, realizado no dia 25 de outubro.
Estiveram presentes na solenidade, o diretor-geral do Campus, professor Gilson Ditzel Santos, o diretor de Graduação e Educação Profissional, professor Gustavo Lacerda Dias, a professora da área de Língua Portuguesa/Linguística, Vanda Mari Trombetta, representando a professora Camila Paula Camilotti, coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, a responsável pela chefia do Departamento Acadêmico de Letras, professora Denize Terezinha Teis, a chefe do Departamento de Biblioteca, Maria Juçara Vieira da Silveira, servidores e alunos autores e organizadores, ilustradores das obras, servidores e familiares dos autores/organizadores.
A obra lançada Conversaiando com mulheres das letras, organizada pelas professoras do Campus Pato Branco, Rosangela Aparecida Marquezi e Letícia Lemos Gritti e a jornalista e egressa do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Daiana Pasquim e ilustrada por Lucas Piaceski, foi publicada em 2020, período de pandemia do Covid-19.
A publicação, segundo as organizadoras, contempla “ensaios afetivos de mulheres, por mulheres. De distintas épocas e de diferentes lugares, sem preocupação com linha temporal, ou de espaço, mas que de alguma forma, têm feito a história do desenvolvimento feminino. Em comum, o poder da palavra! Mulheres das Letras e da Educação que, durante quatorze noites, à Scherazade, se reuniram para compartilhar e lançar holofotes sobre vidas que as inspiram: Jane Austen, Virginia Woolf, Cecília Meireles, Oneyda Alvarenga, Maria Beatriz Nascimento, Maria Antonieta Alba Celani, Harper Lee, Leda Bisol, Leonor Scliar-Cabral, Lygia Bojunga, Adélia Prado, Bonnie Bremser, Maria Valéria Rezende e Conceição Evaristo. Mulheres únicas, reunidas numa só edição”. O livro tem 226 páginas e foi publicado pela Páginas Editora.
O e-book Delimitando significados de alguns itens do Português Brasileiro: um pouco de tudo, organizado pelas professoras do Campus Pato Branco, Letícia Lemos Gritti e Lovania Roehrig Teixeira, resulta de trabalhos de pesquisa realizados pelos mestrandos e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Campus Pato Branco (UTFPR-PB).
De acordo com as organizadoras, especificamente, a obra é resultante da participação ativa e perseverante de 15 alunos matriculados em Tópicos em Semântica e Pragmática, no primeiro semestre de 2021 e da idealização da docente ministrante do PPGL, Letícia Lemos Gritti, também uma das organizadoras do livro. A disciplina de Tópicos em Semântica e Pragmática é uma das disciplinas eletivas do PPGL e nela são trabalhados aspectos ligados ao temido núcleo duro da Linguística, a partir da Semântica, e aspectos extralinguísticos envolvidos no uso da linguagem, a partir da Pragmática. Assim, apesar de a disciplina ser um dos componentes curriculares que trabalha o viés estrutural das línguas naturais, ela não deixa de considerar as condições extralinguísticas que participam da construção de sentidos, o que vem ao encontro do objetivo da linha de pesquisa Linguagem, educação e trabalho do PPGL na qual a disciplina encaixa-se. Outra característica marcante desse grupo de alunos, e agora autores dos capítulos deste livro, é que, em sua maioria, eles são professores de escolas particulares e públicas da região de Pato Branco (PR).” A busca desses profissionais por aprimoramento e por conhecimento em relação à construção dos significados das palavras, expressões, sentenças e afins, levou-nos a considerar que as pesquisas elaboradas por eles para a disciplina poderiam se tornar capítulos de um livro, pois o empenho durante e após a disciplina foi grande”, destacou Letícia. O e-book tem 156 páginas e foi lançado pela Pontes Editora.
E a terceira obra lançada Hilário e Maria Eugênia na terra do troca-letras, de autoria do mestrando do PPGL, Marcos Cristovam Lopes de Paula, ilustrada por Lauro Paredes, mostra a grande diferença que ocorre no sentido das palavras, quando se faz uma "simples" troca de letra (ou de um fonema). Também traz um elevado estímulo à criatividade, pela história em si, e pelas atividades ao final do livro. O livro tem 28 páginas e foi lançado pela Editora Word Master Brasil.
Em seu pronunciamento, o diretor-geral, Gilson Ditzel Santos, parabenizou os professores e alunos de Letras, organizadores e autores pelo trabalho realizado, especialmente, pelas produções, pela diversidade de temas trabalhados: religião, crianças, produção científica e mulheres.
Na programação do dia 26 de outubro, aconteceu a Exposição de Livros – Pratas da Casa, com a participação de professores e alunos do Campus e da empresa Letra Café Livraria de Pato Branco.
O professor do departamento acadêmico de Humanas (DAHUM), Nilson de Farias, expôs sua obra, publicada em conjunto com a professora do mesmo departamento, Marlize Rubin Oliveira, intitulada Internacionalização da educação superior: olhares do sul, publicada em 2021 pela Editora Navegando.
Lançado no evento de véspera, o egresso do PPGL, Marcos Cristovam Lopes de Paula, prestigiando o Pratas da Casa, também recepcionou os visitantes e prestou informações sobre a obra Hilário e Maria Eugênia na terra do troca-letras.
O acadêmico do oitavo período do curso de Letras, Vinícius André (Vinícius Osterer) interagiu com os visitantes e compartilhou oito títulos de sua autoria: Predador Sexual (Romance); 11º Concurso Francisco Beltrão de Literatura (Antologia); Tudo em versos: Coletânea de autores do sudoeste do Paraná (Antologia); Derrota! (Poesia); Lua Elétrica (Poesia); O Vence.Dor (Poesia); Ânus Floridos (Contos); e 3º Prêmio Literário Afeigraf (Antologia).
Para encerrar a programação, ocorreu a divulgação dos vencedores do Prêmio Leitor UTFPR-PB 2022. Osacadêmicos classificados são dos cursos de graduação do Campus: em primeiro lugar, com o mesmo número de livros (137 livros), os acadêmicos Maycon Antonio da Silva Castro (Engenharia de Computação)e Nilla Gabriela Voitena de Farias (Química); em segundo lugar (120 livros), Gabriel Hithalo Tavares da Silva (Engenharia Elétrica); em terceiro lugar (114 livros), Marcos Maurício Schneberger (Engenharia de Computação); em quarto lugar (97 livros), Felipe Augusto Bueno Rossi (Química); e em quinto lugar (94 livros), Felipe de Freitas Pastora (Engenharia Elétrica).
Em reconhecimento e incentivo aos classificados, os leitores foram presenteados com livros doados, gentilmente, pelas empresas parceiras e apoiadoras: Letra Café, Ônibus do Saber, Livraria Prepel e Livraria Oceano.
Maycon Antonio da Silva Castro 1º Lugar | Nilla Gabriela Voitena de Farias 1º Lugar | Gabriel Hithalo Tavares da Silva 2º Lugar | ||
Marcos Maurício Schneberger 3º Lugar | Felipe Augusto Bueno Rossi 4º Lugar | Felipe de Freitas Pastora 5º Lugar |
“Entendemos que a promoção de eventos dessa natureza, vai ao encontro das diretrizes institucionais e consolidam a valorização da pluralidade cultural, no contexto acadêmico. Que possamos ampliar a iniciativa e torná-la cada vez mais rica de oportunidades, agregar mais participantes e selar o calendário acadêmico do Campus para futuras edições da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”, declarou a servidora Neiva Regina Pizato, coordenadora do evento.
Algumas atividades previstas nesta edição, segundo ela, serão concluídas em breve, como a remodelação visual da entrada do bloco W e da Vitrine de Dicas de Leitura (ao lado do xerox).