Cultura
Na semana de 23 a 27 de outubro, o Departamento de Biblioteca, da UTFPR, Campus Pato Branco, organizou uma programação comemorativa alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrada desde 1980 (Decreto nº 84.631).
As atividades realizadas visaram melhorar a interatividade com os usuários da Biblioteca, valorizar as iniciativas da comunidade em relação às publicações e à leitura, compartilhar conhecimentos inerentes ao universo bibliográfico por meio dos cursos ofertados, destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais, e ampliar a divulgação dos serviços oferecidos.
Na programação, com foco voltado à comunidade acadêmica da graduação e pós-graduação, dois cursos se destacaram: Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos e Princípios de Escrita do Texto Acadêmico, ministrados pelo professor, Marcos dos Reis Batista, da Universidade Federal do Pará (UFPA), nos dias 23 e 24 de novembro, respectivamente, via Google Meet.
Imagem 1 - Curso Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
Outra iniciativa que agregou na SNLB foi a realização da mesa-redonda Como popularizar ou entregar a sua produção acadêmica?. Com transmissão ao vivo, pelo canal da UTFPR, no YouTube, no dia 25 de novembro, a conversa abordou sobre a popularização da ciência, principalmente, o papel da Universidade nesse contexto. O tema teve o objetivo de socializar algumas experiências e iniciar um diálogo sobre esse papel da Universidade e estimular ao universo de estudantes, professores, pesquisadores, enfim, a todos que produzem algum conhecimento a socializar esse conhecimento em uma linguagem voltada a toda a comunidade, especialmente, para as pessoas que não vivenciam a academia, que não têm ou desconhecem os caminhos para buscar na fonte (repositórios).
Imagens 2 e 3 - Mesa Doce leitura
Participaram da mesa-redonda, a psicóloga do Nuape, do Campus, Giliane Aparecida Schmitz, Mediadora da mesa-redonda, socializando os resultados da sua pesquisa de Doutorado, que resultou no livro Ansiedade - Controlar ou aprender a ter uma vida significativa apesar dela?; a professora Marcia Andrea dos Santos, do Dalet, que abordou sobre a Produção científica em outras linguagens: desafios e perspectivas; o professor Marcos Paulo Belançon, do Dafis, falando sobre o tema Autoridade científica: A universidade versus o tiozão do Whats; e o professor Matheus Henrique Dal Molin Ribeiro, do Damat, que fez uma abordagem sobre a Importância da Ciência de Dados para Empresas.
Imagem 4 - Mesa-redonda Como popularizar ou entregar a sua produção acadêmica?
No viés de valorização das produções literárias e científicas dos servidores e alunos, destacou-se na programação o evento Lançamento de Livros II – Pratas da Casa, realizado no dia 26 de outubro.
Estiveram presentes na solenidade, o diretor-geral do campus, professor Gilson Ditzel Santos, o diretor de Graduação e Educação Profissional, professor Gustavo Lacerda Dias, a servidora Maria Juçara Vieira da Silveira, representando a responsável pelo Departamento de Biblioteca, Suélem Belmudes Cardoso, servidores e alunos autores e organizadores.
A segunda edição de lançamento de livros da SNLB, reuniu 8 autores (o titular ou representante) e foram lançados 10 livros, publicados por servidores/alunos do campus: 1 Territórios em Resistência; 2 - Forças de Dominação; 3 - Inglês Instrumental para o Ensino Superior: Atividades Didáticas; 4 - Verso e Prosa - Antonio Carlos Valentini e outros autores - Poesia na escola; 5 - Trincas; 6 - Ansiedade: Controlar ou aprender a ter uma vida significativa apesar dela?; 7 - Poemas (des)encanados; 8 - Rabiscos & Rascunhos (e-book); 9 - Com Versações e Outras alquimias; e 10 - Girassol em Cidade Chuva.
O diretor-geral, Gilson Ditzel Santos, parabenizou e agradeceu aos organizadores afirmando que “é muito importante que se dê ao livro e aos espaços que eles ocupam o devido valor. A variedade de atividades realizadas procuraram valorizar e oportunizar refletir sobre o livro, fazer, ler, armazenar, catalogar e distribuir”. Ao se dirigir aos autores, declarou se sentir privilegiado por estar entre ‘autores por opção’, evidenciando aspectos relacionados às produções, uma vez que “a elaboração depende de um poder criativo, incentivado e ou alimentado”.
Imagens 5 e 6 - Autores no lançamento de livros Pratas da Casa e o diretor-geral do campus, professor Gilson Ditzel Santos, em seu pronunciamento
Para encerrar a programação, ocorreu a divulgação dos cinco primeiros classificados no Prêmio Leitor UTFPR-PB 2023, a saber: 1º lugar - Gabriel Hithalo Tavares da Silva - 172 livros, Engenharia Elétrica; 2º lugar - Maycon Antonio da Silva Castro - 152 livros, Engenharia de Computação; 3º lugar - Adrian Nogueira Prestes - 110 livros, Engenharia Mecânica; 4º lugar - Lucicarla Da Silva Barbosa - 109 livros, Agronomia; e 5º lugar - Rafaela Jaeger Facchinett - 93 livros, Agronomia. Em reconhecimento e incentivo aos classificados, os leitores foram presenteados com livros doados gentilmente por servidores e autores que participaram do Lançamento de Livros e pela empresa Ônibus do Saber Livraria.
Imagens 7, 8, 9, 10 e 11 - Alunos recebendo o presente
1º lugar- Gabriel H. T. da Silva | 2º lugar- Maycon A. da S. Castro | 3º lugar- Adrian N. Prestes |
4º lugar- Lucicarla da S. Barbosa | 5º lugar- Rafaela J. Facchinett |
Além destas atividades, ao longo da semana, no ambiente de Biblioteca, foi disposto um quebra-cabeça com o tema Cataratas do Iguaçu. Os acadêmicos participaram da montagem e concluíram na sexta-feira, 27/10/23. A partir do dia 26/10 foram entregues aos usuários um marcador de página personalizado.
Imagens 12, 13, 14 e 15 - Evolução da montagem e conclusão do quebra-cabeça
Na avaliação da coordenadora do evento, servidora Neiva Regina Pizato, a SNLB obteve êxito, a julgar pelos inúmeros elogios e comentários dos colegas servidores, diretores e alunos. “Pudemos detectar aspectos positivos em todas as atividades realizadas, traduzidas na receptividade e participação da comunidade acadêmica. Entendemos ser um sinônimo de que estamos cumprindo as diretrizes institucionais e consolidando a valorização da pluralidade cultural, no contexto acadêmico”.
Para a próxima edição, algumas ações serão planejadas e estimam interagir e envolver ainda mais diretamente os usuários e a comunidade acadêmica, diversificando os eventos e procurando distribuí-los ao longo do ano letivo.