Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Curso de Letras

Curso de Letras

Publicado 8/29/2022, 2:18:22 PM, última modificação 12/19/2022, 2:20:36 PM
Aluna do Curso de Letras publica resenha no jornal Diário do Sudoeste

Capa do livro

Através de uma atividade desenvolvida dentro de sala de aula, foi publicado no jornal Diário do Sudoeste, o trabalho de Izabel Cristina Wagner, estudante de graduação do 5º período de Letras, da UTFPR Campus Pato Branco.

A atividade consistia em fazer uma resenha do romance O Estrangeiro, de Albert Camus, que nesse ano de 2022 completou 80 anos, para a disciplina de Teoria da Literatura, ministrada pelo professor Marcos H. Lima.

Como o trabalho da aluna se destacou, Izabel foi incentivada pelo professor Marcos a publicar a resenha no caderno Almanaque, do Jornal Diário do Sudoeste (edição nº 8145, 21 e 22 de maio de 2022, página A9) conforme link.

Izabel Cristina Wagner é graduada em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Educação e Novas Tecnologias e discente do curso de Letras – Português e Inglês da UTFPR. Comenta sobre literatura no canal Hear the Bells (https://www.youtube.com/c/IzabelWagner) e é resenhista colaboradora no Estante Diagonal (https://www.estantediagonal.com.br/). Possui interesse especial pelos conceitos de ficção científica e distopia, bem como sua inserção na produção literária.

Questionada sobre a importância desse tipo de atividade na Universidade, a discente destaca que “a produção de ensaios e críticas literárias possibilita o exercício do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, garantindo a fundamentação de habilidades essenciais à análise e interpretação de produções literárias, além de consolidar a visão e posicionamento acerca de movimentos, estilos e gêneros literários pertencentes aos mais variados contextos e períodos históricos. ”

Quanto à oportunidade de publicação de ensaios e críticas literárias em meios de comunicação, Izabel aponta que “proporciona não somente a ampliação das possibilidades de atuação profissional do estudante, como valoriza sua criticidade, individualidade e processo de transformação do conhecimento acadêmico”, sendo, portanto, uma forma de estimular os alunos a produzirem e a compartilharem seus trabalhos com a comunidade em geral.

Reportar erro