Desafio

Publicado 10/5/2018, 4:06:15 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:11 PM
Criatividade e empenho marcaram o III Campeonato Balístico da UTFPR

No último dia 28 de setembro, na Pista de Atletismo da UTFPR – Câmpus Pato Branco , aconteceu mais uma das atrações da programação do TECSUL 2018, o III Campeonato de Lançamento Balístico.

Participaram da competição 9 equipes, totalizando 40 alunos, oriundos de quatro Instituições de Ensino. Cada equipe teve como desafio confeccionar o protótipo, unindo conhecimentos teóricos com a prática, e fazendo união com a disciplina de Física e outras disciplinas técnicas dos respectivos cursos.

Cada equipe teve de ser composta por no mínimo 3 (três) alunos e no máximo 5 (cinco) integrantes, independente de turma ou curso, desde que cada equipe tivesse no mínimo 2 (dois) alunos de curso superior. Em relação aos pré-requisitos, as equipes tiveram de construir um equipamento de lançamento, utilizando materiais próprios de qualquer natureza. Para os equipamentos que utilizassem energia potencial gravitacional para o lançamento do projétil, o equipamento deveria ter dimensões de tal forma que pudesse estar contido em um cubo de aresta 2,50 m. Para os equipamentos que utilizassem energia potencial elástica, a aresta do cubo devia ser de no máximo 1,20 m. Para os equipamentos mistos, o máximo permitido era de 1,20 m como aresta do cubo.

O Lançamento de Exatidão avaliou a proximidade do projétil lançado em relação a um alvo posicionado a 20,0m de distância e o lançamento de Alcance avaliou o lançamento de maior alcance horizontal.

Segundo o professor do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e responsável pelo evento, Neuri Lunelli, “ficou evidente para os organizadores, que os alunos se empenharam e mostraram grande criatividade nos projetos apresentados. O evento foi bastante competitivo e algumas equipes, utilizando ideias simples, conseguiram obter bons resultados”.

O resultado geral contemplou várias equipes e foi o seguinte:

Melhor Apresentação: Tijolinho Alado (Engenharia Civil - Faculdade Mater Dei)

Melhor Projeto: Concorde 2.0 (Engenharia Mecânica - UTFPR - Câmpus Pato Branco)

Melhor Exatidão: Precisão (Engenharia Civil - Fadep)

Melhor Alcance: IFPR Coronel Vivida

Campeão: Concorde 2.0

Vice-Campeão: IFPR Coronel Vivida

Terceiro Lugar: Precisão

Quarto Lugar: Eogoleee (Engenharia Civil - Fadep)

Quinto Lugar: Tesla (Engenharia Elétrica - UTFPR - Câmpus Pato Branco)

Segundo os organizadores, para próxima edição, “fica a grande expectativa da participação de mais Instituições, mediante a possibilidade de alunos de ensino médio participarem também, visto que o campeonato é um incentivo, para que jovens desenvolvam suas habilidades criativas, além de poder desfrutar de um ambiente de competição e aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, destacou o professor Neuri.

O evento é anual, coordenado pelo Departamento de Física (DAFIS), da UTFPR, que nesta edição contou com a parceria do Departamento de Engenharia Civil, da Faculdade de Pato Branco (FADEP) e o apoio financeiro da empresa Sindimetal Sudoeste, de Pato Branco .

Assista o vídeo e confira como foi a competição.

Reportar erro