Desenvolvimento
Aconteceu no último dia 02, no auditório da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste, em Francisco Beltrão (PR), o Workshop de continuidade da Metodologia Foresight (utilizada na definição de cenários tecnológicos locais e regionais para a geração de inovação), promovido pelo SEBRAE Regional Sul e a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste, em parceria com o Centro Tecnológico Cosmob – Itália.
Entre as instituições envolvidas e demais participantes de outros órgãos e segmentos, como a Emater, prefeituras, produtores de leite, laticínios e IES da região, a UTFPR – Câmpus Pato Branco esteve representada pelas professoras Simone Beux, do departamento acadêmico de Química, e Denise Rauber, do departamento acadêmico de Administração e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE).
O evento deu continuidade a apresentação do projeto Foresight e a cooperação internacional com a Itália, bem como os resultados do Cenário Tecnológico relacionado ao Leite Derivados (Empresarial) Sudoeste, com o objetivo de contribuir para a organização da cadeia produtiva, por meio de uma visão compartilhada de futuro sobre a utilização de novas tecnologias e inovações. Na oportunidade, por meio de dinâmica de grupo, os participantes debateram e compartilharam estratégias para o setor leite e derivados.
Na avaliação da professora Simone, “o trabalho realizado vai contribuir para o consultor, juntamente com o Sebrae e Agência, seguirem os trabalhos para definir o cenário atual e para onde o Sudoeste do Paraná deseja caminhar relacionado a cadeia leiteira e derivados”. Participar do workshop “foi válido uma vez que oportunizou um feedback dos resultados obtidos até o momento, pelo consultor Emilio Beltrami, do Centro Tecnológico Cosmob – Itália, e ainda tivemos a oportunidade de trabalhar com demais participantes de diversos segmentos, para discutir/pensar um modelo estratégico aplicado no setor/território leite e derivados pensando uma Missão, Visão e Valores, relacionados a cadeia leiteira para o território Sudoeste do Paraná”, destacou.
Ressalta a professora Denise que, “identificar e conhecer os fatores positivos e incertezas do setor no atual momento econômico, permite refletir sobre as vantagens competitivas do setor no mercado nacional e internacional”. A metodologia vem sendo utilizada na Europa e leva em conta os parâmetros tecnológicos internacionais utilizados nas trinta e seis plataformas setoriais europeias. Ainda, para a professora Denise a importância em participar desta atividade se dá em função da pesquisa da sua tese de doutorado abranger o setor de leite e derivados.
Na oportunidade, também foi estabelecido um plano de trabalho para o ano 2019, sendo previsto o próximo encontro do grupo para julho.