Destaque
O programa Baja SAE Brasil
É um desafio lançado aos estudantes de Engenharia para aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando enriquecer sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. As 3 equipes melhores classificadas na etapa nacional ganham o direito de participar da etapa mundial. Neste ano, a 24ª edição da competição nacional aconteceu entre os dias 22 e 25 de fevereiro, na cidade de São José dos Campos – SP e reuniu 84 equipes de instituições de ensino de todo o Brasil. Nesta ocasião a equipe Pato Baja da UTFPR de Pato Branco sagrou-se bicampeã nacional na prova de tração, foi a 1ª colocada dentre as equipes do Paraná e a 2ª melhor equipe da região sul do país.
Para o capitão da equipe, Fábio Aléx Roque, o segredo do sucesso alcançado está no trabalho de uma grande equipe. Salientou ainda, que nesta edição a equipe teve chances reais de ter alcançado a 8ª colocação geral, entretanto por uma falta de sorte, um pequeno deslize os custou cerca de 6 a 7 voltas no enduro, nos levando a 13ª posição. Destaca que, ao término da competição, competidores de equipes consideradas grandes demostraram admiração pela Pato Baja, pedindo para trocar camisetas com os membros da equipe.
O orientador do projeto, professor Ricardo Bernardi, conta que essa foi apenas a segunda participação da equipe no evento nacional. Na primeira participação a equipe foi considerada melhor equipe novata da competição e atingiu a 18ª colocação geral, posição nunca antes alcançada por uma equipe iniciante. Dessa vez, a Pato Baja se aproximou de equipes com muitos anos de tradição e experiência. Para efeitos de comparação, a equipe imediatamente a nossa frente já possui 5 títulos mundiais na competição.
A competição Baja SAE Brasil
É composta inicialmente por provas de segurança que podem aplicar deduções na pontuação máxima que a equipe poderá atingir ao longo da competição, ou até mesmo desclassificar a equipe. Em seguida são realizadas as Avaliações de Projetos: relatório de projeto, avaliação de projeto dinâmico e apresentação de projeto (320 pontos) e Eventos Dinâmicos: aceleração, velocidade máxima, tração, lama, suspensão e manobrabilidade (280 pontos). A última prova é o Enduro (400 pontos). A equipe com maior pontuação ao final da competição sagra-se campeã. Além disso, as 3 primeiros colocadas em cada uma das provas recebem premiações.
O protótipo
O veículo da competição, nominado Baja SAE, é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso off road (fora de estrada), com quatro rodas e motor “Briggs Stratton” de 10 HP (padrão para todos os veículos), capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e 113,4 kg.
Protótipo da equipe Pato Baja inspirado na Lotus 99T utilizada por Ayrton Senna.
A origem do nome "BAJA"
A noroeste do México, separando o Oceano Pacífico do Golfo da Califórnia, está a península da Baja Califórnia. Nessa região, aventureiros de todo o mundo se reúnem no outono, desde 1967, para cruzar seus 1340 km de deserto em veículos modificados para enfrentar todo tipo de terreno numa competição chamada Baja 1000. Esses robustos veículos preparados para adversidades de toda sorte receberam o apelido de Bajas.
Homenagem a Ayrton Senna
Em cada nova temporada as equipes devem modificar a temática dos seus protótipos visando uma estratégia de mercado. Nesta etapa, a equipe Pato Baja homenageou Ayrton Senna da Silva, escolhendo o design e as cores do baja inspiradas no modelo 99T da Lotus da temporada de 1987 da Fórmula 1, utilizado pelo piloto ídolo nacional.
A equipe Pato Baja
Foi formada em 2013, com o nome SAE de Baja e em 2015 teve seu nome alterado para Pato Baja devido a questões legais de direitos autorais. A equipe é formada por cerca de 40 alunos das engenharias: mecânica, elétrica, civil e computação. Ela é subdividida em células de: cálculo e validações, design, direção, eletroeletrônica, freio, gestão de negócios e pessoas, powertrain e suspensão.
Equipe Pato Baja comemorando a aprovação nas provas de segurança na etapa nacional de 2018.
Para a etapa nacional 2018, a equipe manteve atenções voltadas à redução de massa do protótipo, melhor ergonomia do piloto, comportamento dinâmico e tração. Adotou tecnologias inovadoras na construção do protótipo, com impressão 3D de gabaritos para a confecção de peças complexas e incluiu um sistema novo de telemetria. Para a próxima etapa, a equipe estuda a realização de melhorias na dirigibilidade em função da ergonomia do piloto, utilização de novos materiais visando melhorar a resistência mecânica das peças com redução de massa, projeto de uma nova caixa redutora com seleção de velocidades (incluindo “marcha ré”), além da busca por uma nova temática para o veículo.