Destaque

Publicado 3/20/2018, 5:03:05 PM, última modificação 11/3/2022, 5:37:48 PM
Desenvolvimento e sustentabilidade: reflexões sobre projetos regionais foi tema da Aula Magna do PPGDR

Com vistas a promover a contínua integração entre a academia e a comunidade, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) realizou, no dia 14 de março, a Aula Magna que marca o início das atividades letivas da turma 2018 do Programa.

 O evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas entre alunos de pós-graduação e graduação, docentes e membros da comunidade de Pato Branco e região.

 Para debater o tema “Desenvolvimento e sustentabilidade: reflexões sobre projetos regionais”, o evento reuniu algumas das autoridades que representam a sociedade organizada para o Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, os quais expuseram seus questionamentos e dificuldades, a saber, os senhores Célio Bonetti, diretor executivo da AGDR do Sudoeste do Paraná; Luiz Pirin, coordenador do Grupo Gestor Território Sudoeste do Paraná; e o sr. Alberto Arisi, ex prefeito do Município de Salgado Filho, coordenador das comissões da AMSOP. Os presentes puderam vislumbrar possibilidades de ampliação da atuação da UTFPR junto a esses agentes.

 Na oportunidade, o professor do PPGDR e líder da linha de pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento, doutor Marcos Junior Marini, atuou como moderador na dinâmica proposta para o evento. Inicialmente foram apresentados alguns pontos de reflexão conceitual a partir da discussão envolvendo os termos progresso, crescimento econômico, desenvolvimento e desenvolvimento sustentável. Foi abordada a trajetória histórica desses conceitos visando à compreensão do binômio desenvolvimento e sustentabilidade.

 Como encaminhamento, em seguida, os convidados apresentaram as principais iniciativas que suas instituições estão engajadas em prol do desenvolvimento da região Sudoeste do Paraná, incluindo a participação em projetos que visam fortalecer a representatividade regional quanto à implementação de políticas públicas. Ainda, percebeu-se o envolvimento das três entidades em alguns projetos conjuntos, o que fortalece a rede regional na construção de sinergias territoriais, em parceria com as demais instituições presentes na região. Como exemplo, foi bastante citada a luta pela instalação da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT/EMBRAPA), instalada e em funcionamento no Câmpus Francisco Beltrão, como um arranjo colaborativo para o desenvolvimento regional.

 “Para além de um evento que recepciona todos os acadêmicos ingressantes do ano, a aula Magna contribuiu significativamente com todos os mestrandos do PPGDR”, na avaliação da mestranda, Andréia Belusso. Para ela “discutir um tema de importância central no contexto do mestrado em Desenvolvimento Regional em um diálogo com os agentes desse desenvolvimento, certamente possibilitou aprendizados significativos, inclusive no que diz respeito à visão histórica do desenvolvimento da região”. A mestranda destaca que, “os agentes trouxeram informações de como esse desenvolvimento e/ou quais as ações para a concretização do mesmo foram se construindo e quais os desafios ainda necessitam serem superados”. Ela conclui afirmando que “foi uma aula provocativa no sentido de perceber-se, enquanto alunos do PPGDR, também agentes desse desenvolvimento regional".

 No contexto das apresentações, o público presente pode observar a importância do engajamento dos atores locais e regionais na construção de um processo de articulação para a mobilização de políticas públicas de desenvolvimento. Em síntese, “a apresentação das experiências vivenciadas por estas instituições (Agência de Desenvolvimento Regional, Grupo Gestor do Território e AMSOP), entre inúmeras outras atuantes na região, em projetos que visam o fortalecimento do tecido sócio-econômico regional, demonstrou que o capital social da região Sudoeste do Paraná é um importante diferencial neste cenário de endogeneização do desenvolvimento territorial”, declarou o moderador da Aula Magna, professor Marini.

 A Aula Magna, que se enumera como a 9ª Turma do PPGDR, proporcionou a todos os presentes, a oportunidade de debater o desenvolvimento regional com importantes organizações da Região Sudoeste do Paraná. “Oportunidades como esta demonstram a busca contínua do Programa pela inserção social, no desenvolvimento do seu papel de transformação da sociedade pela formação de profissionais, pela pesquisa aplicada e pela extensão. Percebemos que é possível, sempre, estreitar os laços com as várias organizações representativas, buscando potencializar a relação PPGDR/sociedade”, externou o coordenador do PPGDR, professor doutor Gilson Ditzel Santos.

Reportar erro