Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Dupla Diplomação

Dupla Diplomação

Publicado 3/22/2019, 4:22:10 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:27 PM
Professores do curso de Licenciatura em Matemática participaram de visita técnica ao INSA Lyon, na França

Desde o ano de 2017, a UTFPR possui um acordo de Dupla Diplomação com o Institut National des Sciences Appliquées (INSA) Lyon, na França. A ações da parceria estão em andamento nos Câmpus Curitiba e Ponta Grossa e, neste momento, a Instituição busca expandir este acordo para os demais Câmpus da UTFPR.

Com esta premissa, no início de fevereiro (de 3 a 9), uma comitiva integrada pelos professores André Guerino Castoldi (Câmpus Pato Branco), André Fabiano Steklain Lisbôa (Câmpus Curitiba), Priscila da Silva Barbosa (Câmpus Londrina) e Juliano dos Santos Gonschorowski (Câmpus Guarapuava), realizou visita técnica ao INSA Lyon.

A visita técnica teve por finalidade familiarizar os docentes com o ensino de matemática nas escolas de engenharia na França, conhecer o modelo de dupla diplomação modalidade AMERINSA desenvolvido no INSA Lyon e familiarizar os professores com o material didático a ser utilizado no curso de formação matemática para os alunos da UTFPR.

Durante a visita técnica foram realizadas várias reuniões com os professores e representantes de relações internacionais da Instituição, onde houve uma ampla discussão sobre o funcionamento do programa de dupla diplomação, a estrutura oferecida pela mesma, a forma como a matemática é ensinada, entre outros assuntos. Foi promovido um tour envolvendo as diferentes oficinas de trabalhos práticos das quais os estudantes de engenharia participam durante os primeiros anos de formação. Também foi promovido um encontro com os cinco alunos da UTFPR Câmpus Curitiba, os quais estão fazendo o programa de dupla diplomação, com o objetivo de conversar sobre a experiência que os mesmos já tiveram.

Os acadêmicos do primeiro, segundo e terceiro período das engenharias da UTFPR, interessados em fazer uma dupla diplomação no INSA Lyon devem frequentar uma disciplina de formação matemática em paralelo com as disciplinas regulares.

Na avaliação do professor André Guerino Castoldi, “a visita técnica teve grande contribuição, pois proporcionou aos professores conhecer a estrutura oferecida pelo INSA e o funcionamento do programa de dupla diplomação modalidade AMERINSA. Além disso, o conhecimento da metodologia de ensino de matemática adquiridos durante a visita será aplicada durante a disciplina de formação em matemática para os acadêmicos da UTFPR interessados na dupla diplomação propiciando aos mesmos uma preparação sólida para os desafios que irão encontrar no INSA Lyon”, considerou o professor.

A visita técnica foi proposta pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), oportunizada com recursos financeiros da Diretoria de Relações Interinstitucionais (DIRINTER) da UTFPR e coordenada pelo professor André Fabiano Steklain Lisbôa, responsável pedagógico pelo acordo de Dupla Diplomação com o INSA Lyon.

Reportar erro