Edital NAPI SUDOESTE
O projeto CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA, foi aprovado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, através do Ato da Diretoria Executiva 065/2022 Ref.: Protocolo nº 18.843.804-0, no valor de R$624.500,00.
Este projeto tem como principal justificativa, aproximar grupos de pesquisa de distintas IES, e dar suporte organizacional e financeiro, para fomentar o estabelecimento do “Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Sudoeste do Paraná”. Só nessa proposta, são mais de 70 pesquisadores envolvidos diretamente, mostrando a força do "NAPI Sudoeste do Paraná", que já é uma realidade nas ações de P&D. Os subprojetos envolvidos na proposta têm como foco norteador a inovação como base para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial.
Cada subprojeto busca atender demandas em áreas estratégicas, colaborando para avanços econômicos e sociais do estado do Paraná, que são: (i) Utilizar técnicas biotecnológicas e de bioprospecção de moléculas, sustentáveis, para mitigar impactos ambientais e melhorar a saúde da população; (ii) Estudar e desenvolver técnicas e tecnologias voltadas à geração e gerenciamento de energia elétrica sustentável, em especial fotovoltaica, em nível de distribuição; (iii) Viabilizar tecnologias para sistemas agrobioalimentares orgânicos, desde o sistema produtivo de grãos orgânicos até a cadeia de processamento dos alimentos.
Do recurso aprovado nessa demanda (R$624.500,00), serão destinados 1/3 desse total para cada uma das 03 cidades envolvidas (Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão), e suas respectivas IES (UTFPR e UNIOESTE). O recurso será usado em bolsas, subsidiando estudantes de graduação e pós-graduação, laboratoristas e técnicos, para a execução das atividades pertinentes em laboratórios e atividades de campo, entre outras.
Os subprojetos da proposta já geraram diversas startups, patentes, centenas de artigos científicos, e dezenas de mestres e doutores.
A equipe que gerou esse projeto macro, é formada pelos professores José Abramo Marchese (coordenador), Elisângela Düsman, Paulo Cesar Conceição, e Rafael Cardoso - pesquisadores dos campi do sudoeste da UTFPR, além das professoras Franciele Aní Caovilla Follador e Gisele Arruda - pesquisadoras da UNIOESTE - Francisco Beltrão-PR).
O projeto foi estruturado dentro do Sistema Regional de Inovação – Sudoeste do Paraná, que conta com a articulação institucional da Regional Sul do SEBRAE – PR.