Eficiência Energética
Entre os dias 8 e 11 de outubro, as equipes de eficiência energética Pato a Jato e Tubarão Branco, estiveram no Rio de Janeiro participando, pela terceira vez, da competição Shell Eco-Marathon Brazil. Esta edição reuniu 45 equipes de Instituições de Ensino Superior da América Latina.
A competição tem como objetivo incentivar o debate sobre o futuro da energia e o desenvolvimento de novas soluções para a mobilidade urbana. O evento é composto por três dias destinados para os participantes aperfeiçoarem seus veículos, passar na inspeção técnica e, finalmente, testar seus protótipos na pista, a fim de obter marcas válidas para entrar na disputa pelo primeiro lugar nas categorias Gasolina, Etanol e Bateria elétrica.
Em 2017 a equipe Pato a Jato foi campeã e agora em 2018, fez melhorias na estrutura do protótipo Popygua 4.0, com ajustes na injeção e controle eletrônico, batendo seu próprio recorde ao melhorar a média de eficiência por litro, que antes era de 412.4 km/l, para o resultado de 443.7 km/l, conquistando assim, o título de bicampeã na categoria Etanol. Outro destaque positivo é que foi o único protótipo a concluir a volta válida.
A equipe Pato a Jato é composta aproximadamente por 38 acadêmicos dos cursos de Administração, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil da UTFPR - Câmpus Pato Branco. Há 9 anos vem se consolidando como referência no cenário nacional de eficiência energética, somando participações em competições nacionais e internacionais, tendo os melhores resultados latino americanos desde 2015.
Esta edição nacional possibilitou à Equipe vencer muitos desafios. Na visão dos acadêmicos, “a construção desses resultados é reflexo de uma postura de comprometimento, profissionalismo e de um grande trabalho de retaguarda dado pela Instituição”, destacaram os integrantes.
Atualmente, a equipe está sob a coordenação dos professores do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC), Bruno Bellini Medeiros e Luiz Carlos Martinelli Junior.
Para o professor Martinelli, que acompanhou a equipe, a conquista do bicampeonato “é resultado de organização, comprometimento e trabalho em equipe”, destacou. Ele frisou que “esta foi a competição mais tranquila da equipe, no que diz respeito à preparação do protótipo, regulagem da injeção eletrônica e, enfim, da competição como um todo”. Considerou também, que “foi, com certeza, o protótipo mais bem preparado no quesito de acabamento, design e aerodinâmica”. Em relação ao desempenho dos acadêmicos, Martinelli frisou que “a equipe se portou como profissionais, dando exemplo de organização no paddock. Foi correta em todos os pontos de vista: do regulamento da competição à solidariedade com outras equipes ajudando no que foi possível. Isso demonstra que a competição ocorre na pista, onde fora, todos são estudantes que estão aprendendo e que se desenvolvem todos os dias”.
Um aspecto distinto da equipe, entre as 45 participantes, é o de ter uma capitã: a acadêmica Dalila Koslinski, que foi a única capitã da competição. Nas palavras do professor Martinelli “é exigente e cobra qualidade nos serviços e responsabilidades dos membros. A equipe tem orgulho de representar a Instituição e bate no peito: somos UTFPR!”, declarou.
O próximo desafio será em 2019. Segundo Martinelli, “pretendemos representar a UTFPR na Shell Eco-marathon Americas, nos EUA. Para isso, a equipe já iniciou o projeto de um novo protótipo, moderno e de design aerodinâmico”.
A UTFPR – Câmpus Pato Branco, também foi representada na Competição pela Equipe Tubarão Branco, que iria competir com veículo elétrico, porém, devido a um problema mecânico a entrada na pista foi inviabilizada. O professor Cassio Gobatto, do Departamento Acadêmico de Elétrica (DAELE), acompanhou a Equipe na Competição.
Os pilotos da equipe Pato a Jato, Eduardo Junior e Samuel Batista
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Equipe Tubarão Branco |
Equipe Pato a Jato | Foto oficial das equipes |